Furtos de hidrômetros em Caxias do Sul têm queda de 77% em 2023
Foram 776 ocorrências a menos na comparação com o mesmo período de 2022; maior parte dos casos é registrada nos bairros Santa Catarina e Rio Branco
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizou um balanço dos hidrômetros furtados em Caxias do Sul ao longo de 2023. De janeiro a 26 de dezembro, foi registrada uma queda de 77,36% de furtos de hidrômetros. Foram danificados 227 medidores, enquanto que o ano de 2022 fechou com 1.003 unidades vandalizadas. O mês de março foi o que teve o maior número de unidades avariadas, com 41. Os bairros com os maiores índices são Santa Catarina (27) e Rio Branco (21).
Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, algumas medidas contribuíram para inibir o número de ocorrências. Ele destaca que, em março, foi instituída a caixa de proteção para o hidrômetro, obrigatória para as novas solicitações de ligação de água e adequações de cavalete por meio das trocas de posição do medidor. Além disso, a Guarda Municipal também intensificou as rondas e identificou grande parte dos vândalos e dos receptadores.
O diretor-presidente do Samae anunciou que no primeiro trimestre de 2024 iniciará a substituição dos hidrômetros por equipamentos em composite, composto por resina de polipropileno rígido e que possui propriedades físico-químicas. Foram adquiridos, por meio de licitação, 22 mil hidrômetros de plástico. Meletti destaca que, além de ter máxima precisão dimensional e resistência, será um grande aliado à prevenção de furtos. Nos próximos meses, o Samae iniciará a implantação nos pontos com maior incidência e, posteriormente, ampliará para toda cidade.
Denúncias podem ser feitas por meio da Guarda Municipal, 193, ou pelo telefone 115, plantão do Samae.
Comentários