Risco de afogamento é a principal causa para proibição de banho em represas de Caxias do Sul
Nenhuma represa tem banho liberado na cidade
Foto: Andréia Copini/ Acervo: AHMJSA.
Com a chegada do verão, muitas pessoas acabam arriscando a própria vida ao se banhar nas represas de Caxias do Sul, mesmo sabendo da proibição. O diretor da Secretaria de Segurança Pública de Caxias, José Francisco Barden alerta que as represas do Marrecas, Maestra, Represa do Faxinal, Complexo Dal Bó e as Lagoas do Samuara, Desvio Rizzo e Parque Oásis apresentam um alto risco de afogamento, por isso da proibição dos banhos nesses locais. Problemas como solo irregular e profundidade tornam o mergulho perigoso. Para prevenir e fiscalizar esses locais de risco, desde o último final de semana está em andamento a 10ª Operação Verão Seguro, uma parceria entre o Samae e a Guarda Municipal. José Francisco Barden destaca a importância desse trabalho preventivo. (ouça no áudio da matéria)
De acordo com Barden, o Samae realizou investimentos para sinalização. Nos locais, existem placas onde a população é alertada quanto à proibição de banho. Barden ainda afirma que, para que o banho fosse permitido, seria preciso realizar estudos técnicos de viabilidade juntamente com o Samae. (ouça no áudio da matéria)
Até o momento, a única atividade liberada nos locais é a pesca monitorada no Maestra e no Dal Bó. Segundo Barden, a pessoa precisa de cadastramento prévio e autorização do Samae.
Comentários