Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Paz e Bem
12:10:00
 
 

Secretaria da Saúde de Caxias apresenta dados financeiros do 2º quadrimestre

por Pablo Ribeiro

Secretária Daniele Meneguzzi e diretores da pasta explanaram dados a vereadores

Foto: Natália Silvestre/SMS/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou, nesta quinta-feira (27/10), a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2022, durante audiência pública na Câmara de Vereadores. A reunião foi promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA).

O diretor financeiro da SMS, Milton Balbinot, detalhou os dados de receitas e despesas da pasta. No primeiro quadrimestre, 23,45% de toda a receita municipal foi aplicada em saúde, o que supera o mínimo exigido por lei de 15%.

Dentre as despesas do quadrimestre, Balbinot explicou que quase 98% foram relativas a pessoal, serviços, subvenção, contrato de gestão e material de consumo, o que restringe a aplicação em investimentos. Somente em subvenção, foram R$ 31 milhões pagos aos hospitais Virvi Ramos, Pompéia e Geral. “Esse valor alto se deve à defasagem da Tabela SUS, que leva o Município a realizar o pagamento da subvenção para garantir os atendimentos”, completou.

A diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), Marguit Meneguzzi, detalhou a produção de serviços em saúde. Somente entre as duas UPAs (Central e Zona Norte) foram 272.362 consultas e procedimentos realizados de maio a agosto. Entre exames de análises clínicas, diagnóstico de imagens e patologia na Central de Exames Complementares foram 277.059 realizados.

Outro número que chama a atenção é o de atendimentos na Atenção Primária: foram 591.367, quase 100 mil a mais do que no quadrimestre anterior. Na média e alta complexidade, se somados atendimentos ambulatorial, hospitalar de internações e ambulatorial realizados pelos hospitais, o total ultrapassa 793 mil.

A titular da Saúde, Daniele Meneguzzi, lembrou que o Município tem custeado com recursos próprios, desde maio, 34 leitos (16 de UTI e 18 clínicos), abertos inicialmente para pacientes de covid-19 e cuja manutenção foi garantida pela Prefeitura. A secretária também lembrou os esforços da SMS para a manutenção de convênios para ampliação de consultas, cirurgias e procedimentos pelo SUS. A secretária também respondeu a questionamentos dos vereadores.

A audiência pública foi conduzida pelo vereador Rafael Bueno, presidente da CSMA. Também estiveram presentes os parlamentares Felipe Gremelmaier, Maurício Scalco, Olmir Cadore, Renato Oliveira e Zé Dambrós.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais