Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Tua Rádio São Francisco apresenta reportagem especial sobre o projeto Plástico do Bem

por Daniel Lucas Rodrigues

Iniciativa voltada a educação ambiental acontece em Caxias do Sul com o recolhimento de resíduos plásticos em escolas públicas

Amarildo recolhe os resíduos plásticos nas escolas com o uso de um caminhão
Foto: Tales Armiliato/Divulgação

Um projeto inovador e audacioso era lançado em 15 de abril de 2019 em Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Estado. Denominado “Plástico do Bem”, a iniciativa tinha como objetivo conscientizar e estimular a adoção de novos hábitos de separação, limpeza e destinação de resíduos plásticos após o consumo. A proposta nascia através do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e contava com a parceria da Secretaria Municipal da Educação.

A capacitação de professores e equipes diretivas das escolas municipais estava alinhada a implementação do projeto nas 81 instituições de Ensino Fundamental da rede, envolvendo aproximadamente 3,5 mil professores e 35 mil estudantes. Em 2018, um projeto piloto foi realizado em Farroupilha, comprovando que a ideia deveria se estender. Assim, pouco tempo depois, começava o “Plástico do Bem” em Caxias do Sul e Flores da Cunha.

Agosto de 2023. Da inovação ambiental no presente para o futuro, o “Plástico do Bem” segue seu caminho, entretanto, o objetivo não é olhar para trás, mesmo após uma pandemia que decretou a saída de alguns parceiros. Foi preciso erguer a cabeça e seguir em frente.

O repórter e jornalista Tales Armiliato percorreu escolas e encontrou integrantes envolvidos na iniciativa atualmente e com o processo de educação ambiental realizado. Entre eles, está Amarildo Rubinei Moreira, 60 anos, que possui uma recicladora e é parceiro desde o início do projeto. O material arrecadado pelos estudantes e suas famílias nas residências e vizinhanças é reunido e comercializado pela sua reciclagem, gerando renda extra que pode ser aplicada da forma que cada escola considerar mais adequada. 

Cada quilo arrecadado de plástico rende R$ 1 para a escola, pago pela empresa de reciclagem. O pagamento é feito direto à escola, por meio da direção, tornando-se uma renda extra para uma série de investimentos. É o que acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Catulo da Paixão Cearense, localizada no bairro Panazzolo, em Caxias do Sul.

Conheça outras histórias e entrevistados ouvindo a reportagem especial “Plástico do Bem: da inovação à reciclagem construindo um projeto sustentável e ambiental”.

Acompanhe, em áudio, reportagem especial produzida pelo jornalista Tales Armiliato.

Dia/Veiculação: 28/08

Programas: Conectando Esperança, No Ponto e Encontro Certo

Tempo/Reportagem: 12'26"

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais