Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Vereador caxiense reúne lideranças para debater centro de referência de atendimento ao idoso

por Pablo Ribeiro

Projeto de instalação especializada e pioneira em Caxias do Sul foi o tema central da conversa

Foto: Daniel Corrêa/Divulgação

O presidente da Comissão do Idoso do Legislativo caxiense, vereador Rafael Bueno (PDT), comandou uma reunião na manhã desta terça-feira (27/06) para tratar de questões relacionadas à ampliação da atenção à terceira idade em Caxias do Sul. No foco central, a possibilidade da instalação de um centro de referência de atendimento ao idoso no município, aos moldes do existente na cidade de Santa Maria.

Participaram da reunião a presidente do Conselho do Idoso (CMI), Vanisse Zancan, a vice-presidente do CMI, Rejane Polidoro, a secretária do CMI, Daiane Lorandi, o coordenador da Coordenadoria do Idoso (CI) do município, Everson Furtado, a assistente social da CI, Nicole Fidler, e gerente comercial do Hospital Virvi Ramos, Geraldo da Rocha Freitas Júnior. Na semana passada, Bueno esteve com a diretora do Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, quando foi trazido à tona o interesse de a instituição ter um ambulatório voltado para tratar as questões dos idosos. Para isso, o hospital deve se habilitar junto ao município para que possa ser selada essa parceria.

Bueno destacou que é necessário a manutenção de políticas permanentes para viabilizar ações estratégicas para o idoso. Estima-se que 15% dos idosos, ao serem submetidos à avaliação multidimensional, são classificados como “frágeis”, quer dizer, precisam de local especializado para auxiliá-los no cuidado e melhoria da qualidade de vida. Em 2020, segundo o IBGE, a população idosa representava 18,77% dos gaúchos, totalizando 2.143.707 pessoas. Conforme o parlamentar, esses números mostram que é preciso qualificar o atendimento ao idoso nas diversas especialidades, como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, farmacêutico, entre outros.

Bueno afirmou que está sendo feito um diagnóstico em Caxias do Sul dos idosos que utilizam a rede de saúde para avaliar o melhor perfil para um centro de atendimento especializado.

A presidente do Conselho do Idoso (CMI), Vanisse Zancan avaliou o encontro como produtivo e importante, destacando que os números apontam que é necessário pensar em alternativas de atendimentos aos idosos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais