Assinado decreto que institui a comissão executiva das comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no RS
Decreto foi assinado na manhã desta quarta-feira (28/02), dia que marca os 70 anos da inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante
O prefeito de Caxias do Sul, Adilò Didomenico (PSDB) assinou, na manhã desta quarta-feira (28/02) o decreto que institui a comissão executiva das comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul que serão celebrados em 2025. O ato ocorreu junto ao Monumento Nacional ao Imigrante, na data em que completa 70 anos de inauguração. Na ocasião também houve o lançamento do selo comemorativo aos 150 anos da Imigração Italiana, desenvolvido pelo Departamento de Marketing da Prefeitura de Caxias do Sul.
O prefeito Adiló Didomenico destacou a simbologia do Monumento ao Imigrante. “Aqui é a marca da saga de um povo que desafiou tudo, e que encontrou adversidades, que veio para o desconhecido, em uma verdadeira aventura. A fé, o trabalho e a dedicação são as simbologias desse monumento”, disse.
A Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do seu Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), assume o compromisso de organizar as demais ações que serão propostas pela comissão que envolve prefeitura, entidades e grupos locais interessados. A UCS foi escolhida pelo executivo para coordenar as atividades por conta de sua trajetória de pesquisa e ensino.
O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, falou sobre as ações do sesquicentenário que serão desenvolvidas pela universidade que será a responsável pela coordenação da Comissão Executiva. “É um dia histórico. O casal, em bronze, é o símbolo do pioneirismo, da força do trabalho, da família e da fé. Nós somos herdeiros de uma história e, se bem diz, a história é mestra da vida. Nós precisamos olhar para a história, aprender com a história, analisar o passado, beber do passado e honrarmos o passado”, disse.
Comentários