Encontro de conciliação dos metalúrgicos resulta em proposta considerada razoável pelo presidente do sindicato dos trabalhadores
Presidente do Simecs diz que porposta pode ser melhorada por prever melhorias na economia
A avaliação é do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo. Os representantes dos trabalhadores e dos empresários estiveram reunidos nesta quarta-feira, 27/8, no Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre. A proposta é de 5% de reajuste retroativo a 1 de junho e o restante, 3,76%, para fechar a inflação em 1º de novembro. Melo diz que a proposta é razoável e estima que seja aprovada pelos trabalhadores na assembleia marcada para este sábado pela manhã.
O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), Getúlio Fonseca, diz que a proposta foi viabilizada, pois há estimativa de estabilização da economia.
A proposta também contempla garantia nos empregos para os trabalhadores cujas empresas estejam em período de flexibilização. Para isto haverá ampliação da flexibilização da jornada para três períodos de 90 dias - o primeiro período terá garantia plena de empregos. Nos dois outros períodos permite "turn over" por empresa de até 1,5% mensal. Outra garantia do acordo foi a obrigatoriedade da licença maternidade de 180 dias para todas as empresas que participem do sistema de lucro real nos termos do programa empresa cidadã. A assembleia dos metalúrgicos ocorre a partir das 9h30 na sede do Sindicato.
Comentários