Assembleia dos metalúrgicos de Caxias define índice de 2% de aumento real além de reposição da inflação
A assemblea foi realizada na manhã deste sábado, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos
Na manhã deste sábado, 27, foi realizada uma assembleia no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, e foi aprovada por unanimidade a busca pelo índice de 2% de aumento real acima da inflação (INPC) no dissídio deste ano.
Conforme nota divulgada pelo Sindicato, a assembleia foi importante dentro da estratégia de luta dos metalúrgicos, pois deixou mais precisa a reivindicação econômica do dissídio.
No começo da campanha salarial, em maio, a diretoria do Sindicato não divulgou um índice porque a intenção era buscar a evolução do debate na mesa de negociações junto aos empresários, porém, neste momento, se faz necessário deixar preciso este índice.
No entendimento do sindicato, o caminho para a superação da crise é apostar na produção e na valorização da renda do trabalhador sem nenhum direito a menos. Ainda conforme a nota do Sindicato, os empresários de Caxias tem ganhado muito nos últimos dez anos. Por isso, eles podem, sim, valorizar o emprego dos metalúrgicos com este índice reivindicado.
O presidente do Sindicato, Assis Melo, disse que os empresários irão sair da crise, mas não nos ombros dos trabalhadores. "Inflação não é aumento, é reposição de perdas. Mesmo assim, o salário ainda não terá a condição de compra de um ano atrás. Então vamos propor correção da inflação mais 2% de aumento real. Essas são as condições para continuarmos o debate. O metalúrgico merece a luta pelo aumento real de salário", explicou. Assis disse que o Sindicato segue lutando até o momento em que os trabalhadores disserem que pode ser fechado o acordo. "Com unidade, organização, luta e confiança na direção acharemos um caminho para alcançar conquistas neste dissídio", finalizou.
Comentários