Arrecadação de ICMS em Caxias do Sul fecha 2015 com queda de quase 8%
Os números finais do exercício 2015 da administração municipal devem ser apresentados nos próximos dias
A arrecadação de ICMS em Caxias do Sul registrou aumento nominal de 1,8% em 2015, na comparação com o ano anterior. No entanto, descontando a perda inflacionária, o resultado fica negativo em quase 8%. O número ainda não é definitivos, pois o balanço final será divulgado somente nos próximos dias, mas já foi suficiente para deixar o prefeito Alceu Barbosa Velho “de cabelos em pé”, segundo declaração do próprio pedetista, durante entrevista à Rádio São Francisco.
Conforme o Secretário Municipal de Gestão e Finanças, Gilmar Santa Catharina, a retração também é sentida nos índices do ISSQN, do ITBI e do IPVA. (Acompanhe em áudio)
De acordo com o secretário, um dos pontos que prejudicaram as contas do município em Caxias do Sul foram as demandas judiciais na saúde e educação. Santa Catharina destaca que a prefeitura investiu nessas duas áreas, em 2015, muito mais do que o estipulado por lei. Um fatia de 27% do orçamento foi para a educação e 26% para a saúde.
Questionado sobre alternativas para a queda de arrecadação e aumento das despesas, Santa Catharina foi direto e enfático: “nós quase não mais as temos”, disparou.
Os números finais do exercício 2015 da administração municipal devem ser apresentados nos próximos dias.
Comentários