Debates sobre Plano de Mobilidade Urbana têm início na Zona Norte de Caxias
Lideranças e moradores de bairros da região apontaram demandas
A primeira oficina comunitária para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob) ocorreu na segunda à noite (24/10) no salão comunitário do Bairro Horizonte, reunindo lideranças e moradores dos bairros da Zona Norte. Divididos em grupos, os participantes apontaram pontos positivos e negativos em relação aos modos motorizados coletivos, modos motorizados individuais e modos não motorizados.
Gustavo Taniguchi, diretor da URBTEC™, consultoria contratada pelo Município para elaboração do plano, destacou que as oficinas obrigatórias são uma das formas para a população expor os problemas da mobilidade, propor soluções e ainda indicar ações positivas, bem como antecipar prováveis demandas futuras. Reforçou que as soluções para a mobilidade partem da construção coletiva, com a participação essencial da comunidade. “A consultoria, sozinha, não tem como indicar todas as medidas necessárias. Precisamos do olhar crítico do cidadão”, assinalou.
Além de oficinas comunitárias, o processo de participação ainda contempla reuniões, audiências públicas, pesquisas presenciais, contagem de veículos em determinados pontos da cidade e sugestões via site da Prefeitura, dentre outras. O secretário Alfonso Willimbring Júnior, de Trânsito, Transporte e Mobilidade, definiu os encontros como gratificantes, pois a população se apropria das discussões.
Mais três oficinas estão programadas: no Cine Teatro da Praça Estação Cidadania e Cultura, na Rua Abel Postali, 1767, no Bairro Cidade Nova (25/10); no Centro Comunitário do Loteamento Jardim Adorado, na Rua Cândida Tomásia Rosa, 90, no Bairro São Cristóvão (26/10); e no Centro Comunitário Kahler, Rua Erna Sirtoli Uez, 324, no Bairro São Leopoldo. Abertas à comunidade em geral, as oficinas ocorrem das 19h às 21h.
O Planmob Caxias é um estudo que objetiva a integração do planejamento urbano entre transportes, trânsito e mobilidade, observando os princípios da inclusão social e da sustentabilidade ambiental. O investimento para a execução do Planmob tem origem em financiamento internacional do Banco de Desenvolvimento da América (CAF), como parte do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI II).
Principais pontos positivos
Motoristas educados e frota nova no transporte coletivo
Corredores de ônibus nas principais vias centrais
Estruturas adequadas das estações de transbordo
Área central com mobilidade
Passeios públicos adequados para cadeirantes
Principais pontos negativos
Falta de fiscalização no transporte coletivo, nos passeios públicos e sobre o motorista individual
Número reduzido de horários no transporte coletivo
Precariedade nos principais acessos aos bairros da Zona Norte
Falta de educação no trânsito
Falta de pavimentação em ruas importantes para mobilidade
Falta de agilidade no transporte coletivo
Necessidade de mais estações de transbordo
Ausência de corredores para acesso aos principais bairros
Falta de estrutura para uso de bicicletas
Melhorias nos passeios públicos
Comentários