Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Com regulamentação da lei, Prefeitura de Caxias pretende ampliar número de Hortas Comunitárias

por Isadora Helena Martins

Comunidade do bairro Belo Horizonte foi a primeira beneficiada com o programa

Foto: Divulgação

A comunidade do bairro Belo Horizonte poderá desfrutar, em breve, da horta comunitária, que irá beneficiar cerca de 21 famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Isso porque, recentemente, foi sancionada a lei que institui o Programa Municipal de Agricultura Urbana em Caxias do Sul. O programa de Horta Comunitária existe desde 2007, quando foi instalada a primeira no bairro Colina do Sol, porém ainda não havia a regulamentação e por isso a iniciativa não havia sido implantada em outros bairros.

Conforme o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, a prefeitura buscou a regulamentação da lei após diversas solicitações de criação de hortas comunitárias pela sociedade. “Existe uma lei desde 2004 que institui a Agricultura Urbana. Só que não era um programa regulamentado e não tinha um acompanhamento. Desde que assumimos, apareceram várias solicitações, inclusive em áreas que não podem ser usadas para benfeitorias e só podem ser usadas para plantio de hortas. Ao mesmo tempo essas áreas viram lixões, às vezes, então a comunidade solicitando a horta, vimos que podíamos ajudar até a manter o ambiente limpo, além de auxiliar os moradores com alimentos”.  

Mesmo sem recursos previstos para o desenvolvimento da ação, Menegotto salienta que, por meio de parcerias, existe a possibilidade de criação de novas hortas comunitárias. “Não temos recursos específicos para isso, mas estamos buscando parcerias para conseguir adubo e calcário e usando o próprio maquinário da prefeitura para organizar os espaços, a fim de que as famílias do bairro possam iniciar o plantio e cuidar daquelas áreas. A Segurança Alimentar, por meio da Assistência Social, também está cadastrando as famílias que irão participar do programa Agricultura Urbana”.  

Para 2022, a SMAPA está construindo um cronograma de atividades e deverá oferecer cursos e palestras alinhados às necessidades das comunidades, a exemplo do curso de aproveitamento de alimentos, manejo do solo e utilização de chás medicinais, já ministrados anteriormente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais