Inaugurado o Centro de Autismo em Caxias do Sul
Serviço centralizado é inédito na rede pública de saúde do Município
O Centro de Autismo, serviço inédito em Caxias do Sul e com atendimento 100% pelo SUS, foi inaugurado nesta terça-feira (23/08). A iniciativa é da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Centro de Assistência à Saúde do Círculo.
Inicialmente, o atendimento é voltado a até 80 crianças de um a oito anos de idade com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A equipe é multiprofissional, com especialistas nas áreas médica, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social, e compreende ainda atendimentos aos pais.
O prefeito Adiló Didomenico lembrou do histórico do Círculo e da casa que abriga o Centro de Autismo (que funcionou como o antigo Plantão da Criança) e enalteceu o trabalho em parceria: “É um grande orgulho ver esse Centro pronto, que demonstra que estamos juntos, Círculo e Prefeitura, olhando com carinho para essa questão social tão importante. Essa semente que plantamos vai fazer a diferença no futuro dessas crianças e suas famílias, sendo tratadas com ainda mais carinho e afeto”.
A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, lembrou que a rede SUS já atende crianças com TEA, mas enalteceu a prestação de serviço centralizado que passa a ocorrer com a inauguração. De acordo com ela, este Centro de Autismo reúne os atendimentos com um plano terapêutico e multidisciplinar que vai melhorar a qualidade de vida dessas crianças.
Em seu discurso, o presidente da Diretoria Estatutária do Círculo Saúde, Ivan Furlan, apontou que este novo Centro de Autismo, que tem a parceria de diversos agentes transformadores da nossa sociedade, representa claramente um dos principais valores do Círculo: o espírito colaborativo, com união e engajamento de todos, em busca do mesmo propósito. Esse desejo de promover o bem é o que move o Centro de Assistência à Saúde, unidade dedicada ao desenvolvimento de ações aos usuários da rede pública, em parceria com o Sistema Único de Saúde.
Ivonete Polidoro Pontalti, gerente do Centro de Assistência à Saúde do Círculo, lembrou do processo até a inauguração do serviço, destacando que foi necessário aliar o conhecimento e o propósito, o que permitiu dizer que o Centro de Autismo é um serviço inovador e desafiador, com uma proposta de atendimento às crianças e às suas famílias, sendo conduzido por uma equipe multiprofissional. Enquanto as crianças estiverem em atendimento em uma sala, os pais ou responsáveis estarão em atendimento em outra, proporcionando a realização de um trabalho integrado.
Crianças diagnosticadas com TEA que são atendidas pela rede pública de Caxias já estão sendo encaminhadas gradativamente ao novo serviço. Aquelas que ainda não são atendidas pelo SUS precisam procurar assistência por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, para consulta com pediatra e posterior encaminhamento para avaliação do quadro, com possível diagnóstico de TEA.
Comentários