Farroupilha usará drone na pulverização contra a dengue
Ação é pioneira no Rio Grande do Sul
O município de Farroupilha, na Serra Gaúcha, irá realizar uma ação pioneira no Estado do Rio Grande do Sul relativa ao combate à dengue. Através de um termo de cooperação assinado com a empresa farroupilhense Migra Soluções em Mobilidade, o município irá utilizar um drone para a aplicação de um biolarvicida contra a dengue em possíveis criadouros de difícil acesso e áreas extensas na cidade.
Conforme a Secretaria de Saúde, a primeira ação deve ser realizada no dia 07 de maio, no Kartódromo Municipal César Francischini. A escolha do local foi feita por ser um ponto aberto e com poucos pontos de bloqueio para o equipamento que mede cerca de dois metros de envergadura. Após, a ação deve ser realizada em outros pontos da cidade.
De acordo com o Secretário de Saúde, Thiago Brambilla, o objetivo da ação é dar uma cobertura ainda maior na proteção contra a proliferação do mosquito na cidade. O secretário destaca que é uma ação moderna e inovadora que vai ampliar o combate ao Aedes Aegypti. Hoje já são realizadas visitas periódicas com os agentes de endemias, campanhas de cuidados, mutirões e os fumacês. Agora, conforme Brambilla, será possível atacar os possíveis focos em lajes ou obras que são cercadas por tapumes, por exemplo.
Devido ao seu tamanho e complexidade, são necessários 3 dias úteis para a liberação das licenças emitidas pelos órgãos estaduais e federais. Conforme dados da Migra, o equipamento é o mesmo utilizado na agricultura de precisão, com a possibilidade de cobertura de até dois hectares (20 mil metros quadrados) em apenas 10 minutos.
Além disso, é recomendado que a população não se aproxime do local da aplicação, mesmo o produto não sendo tóxico aos seres humanos.
Comentários