Novo quartel de bombeiros da Zona Norte é aberto em Caxias do Sul
Baixar ÁudioSolenidade para reativação do serviço contou com a presença do governador Eduardo Leite
A comunidade da Zona Norte de Caxias do Sul ganhou um novo quartel de bombeiros a partir desta sexta-feira (24/02). Localizado no bairro Pioneiro, na rua Vitório Fabris, nº 271, o espaço de 450m² vai atender cerca de 100 mil pessoas que moram na região. A inauguração foi realizada por meio de uma cerimônia do 5ª Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM) e contou com a presença de diversas autoridades, como o governador Eduardo Leite, o prefeito Adiló Didomenico, vereadores, deputados e lideranças comunitárias.
A abertura coloca fim a uma reivindicação iniciada em 2016, quando o antigo quartel de bombeiros foi desativado no bairro Pôr do Sol, por justificativas de falta de efetivo. Em 2021, o debate para reativação do serviço na Zona Norte voltou com força, devido à instalação de uma Frente Parlamentar na Câmara de Vereadores, encabeçada pelo agora presidente do Legislativo, Zé Dambrós, e a um incêndio que culminou na destruição de quatro residências na Vila Sapo, no bairro Serrano. Com as movimentações de lideranças, o Governo do Estado decidiu por efetuar a locação do novo espaço.
Durante coletiva de imprensa, o governador Eduardo Leite reconheceu a luta da comunidade pela volta do serviço na região e afirmou que as reformas feitas pela sua gestão possibilitaram a retomada de um novo quartel. Segundo ele, a economia obtida com a reorganização administrativa possibilitou estruturar o espaço no bairro Pioneiro.
O novo quartel de bombeiros vai contar com 12 viaturas e um caminhão com autoescada da marca Magirus. O espaço não vai só atender a Zona Norte, como outras regiões em caso de necessidade. A formação de 14 militares em dezembro de 2022 oportunizou que o local tivesse efetivo e disponibilidade para atendimento.
Conforme o comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, que atende a Serra Gaúcha, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, a reativação possibilita atender os 32 bairros da região e também fornece ao Estado um prazo maior para reestruturação do antigo quartel.
O espaço onde vai funcionar o quartel contou com incentivo do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS (PISEG) para estruturação. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o novo quartel possui uma posição estratégica, próximo ao acesso junto ao trevo da Rota do Sol.
Comentários