UCS passa a ter Cátedra da ONU em reconhecimento aos trabalhos sobre fluxos migratórios
Baixar ÁudioUniversidade também receberá Selo ODS EDU
Foto: Bruno Zulian
A Universidade de Caxias do Sul é Instituição de Ensino vinculada à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da ONU. No dia 07 de dezembro, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, anunciou a novidade na abertura do 1º Congresso Internacional de Mobilidade Humana e 4º Simpósio Migrações e Refúgios à Luz dos Direitos Humanos. Trabalhos em torno da Cátedra serão desenvolvidos em conjunto com a Agência da ONU para Refugiados, que concedeu a distinção à UCS.
A Universidade passa a integrar uma rede articulada de Instituições de Ensino que trabalham com a temática da Proteção Internacional da Pessoa Humana. Por meio dessa rede, poderão ser pensadas ações na área do direito internacional humanitário, do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional dos refugiados.
A partir da Cátedra, intensificam-se ações já realizadas pela UCS com relação à temática e novas propostas serão potencializadas, considera a professora Ana Maria Paim Camardelo, co-coordenadora da Cátedra, ao lado do professor Leonardo de Camargo Subtil. Além deles, outros 13 docentes estão envolvidos diretamente nas ações.
A UCS também está entre as cinco organizações brasileiras do ramo privado a serem certificadas com o Selo ODS EDU e com isso passa a integrar uma rede comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas. O selo será entregue em cerimônia realizada em Brasília, no mês de fevereiro de 2023.
A distinção integra a estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil, em particular, dos processos de internalização dos objetivos globais e sua territorialização nas diversas localidades brasileiras. O programa visa acionar a capacidade transformadora das instituições brasileiras, estimulando a incorporação dos ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações.
A partir do reconhecimento, a Universidade passará a ter seus dados divulgados na palataforma online da entidade certificadora, podendo inspirar a adesão de outras instituições.
O reitor falou sobre as novidades em entrevista ao programa Temática hoje. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).
Comentários