Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Fortes chuvas deixam prejuízo de R$ 70 milhões na agricultura de Flores da Cunha

por Daniel Lucas Rodrigues

Mais de 5 mil hectares de área produtiva do município foram atingidos pelos temporais no último final de semana

Foto: Morgana Molon/Divulgação

Devido ao temporal da madrugada de sábado, dia 18 de novembro, somente na agricultura florense, os danos financeiros alcançaram os R$ 70 milhões. Conforme dados coletados pela Secretaria de Agricultura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, mais de 5 mil hectares de área produtiva foram atingidos, com uma estimativa média de 30% de perdas.

Várias culturas tiveram estragos, principalmente: uva, pêssego, ameixa, caqui, cebola e alho. Estufas, galpões e aviários, estradas de produção e abastecimento de água das localidades também foram comprometidos. Conforme a Prefeitura Municipal, os casos mais urgentes já foram ou estão sendo atendidos com prioridade. Em razão destes eventos climáticos adversos, o prefeito, César Ulian, decretou situação de emergência para o município na manhã de sábado, dia 18.

Mais de 550 famílias foram atingidas no município e tiveram problemas com danos em telhados. Quase 24 mil m² de lonas foram distribuídas pela Prefeitura na sede do Corpo de Bombeiros.

A secretaria de Obras e Serviços Públicos já mapeou 32 pontos de estragos em diversos locais, com problemas de infraestrutura. O trabalho é feito por servidores com o auxílio de caminhões, retroescavadeiras, entre outros maquinários. Até o momento, apenas a estrada que liga o município a Otávio Rocha segue obstruída. De acordo com o secretário da pasta, Lucas Carenhato, esta força-tarefa deve seguir por dois meses devido a tamanha demanda e ocorrências registradas.

A média de chuva registrada durante o temporal superou os 240 mm, volume alto para pouco tempo, sobrecarregando os sistemas de escoamento pluvial. Entretanto, o acumulado chegou a 350 mm apenas entre os dias 13 e 19 de novembro.

Os estragados atingiram também o abastecimento de energia elétrica. De acordo com a Rio Grande Energia (RGE), 15 postes de luz foram danificados e 30 eventos de falta de energia registrados. Já a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), informa que seis estações de bombeamento foram comprometidas pela falta de energia e/ou rompimento de adutoras.

Na área da educação, duas escolas, sendo a 1° de Maio e Irmã Tarcísia, foram as mais atingidas pelo temporal. Medidas de contenção, como a troca de telhas de fibrocimento mais danificadas, colocação de lonas nos telhados e manta asfáltica nos buracos menores, foram feitas para minimizar os prejuízos causados pela chuva de granizo.

Uma força-tarefa, que ocorreu no sábado e domingo, dias 18 e 19, respectivamente, entre a Prefeitura e a comunidade escolar, com o auxílio de voluntários, garantiram que as aulas fossem realizadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais