Exposição mostra perspectiva artística sobre espaços de afetividade em Caxias do sul
Baixar ÁudioCom abertura nesta sexta-feira,
As histórias possíveis a partir dos encontros que acontecem em uma cidade são os elementos centrais que motivaram a exposição "Encontros", que abre neste dia 24 de junho, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul.
A ideia é convidar o público a refletir sobre as histórias, memórias e sensações proporcionadas pelo espaço urbano. A mostra reúne estações artísticas que compõem um mapa afetivo de Caxias do Sul, construído a partir de textos, imagens, objetos e conteúdos audiovisuais captados em diversos endereços, como a Estação Rodoviária, o Parque dos Macaquinhos e a Praça Dante Alighieri, além de ruas centrais e periféricas. Com curadoria de Glaucis de Morais, assinam os trabalhos Darlan Gebing, Marcelo Pedroso, Vini Agliardi e Vinicius Guerra.
Na abertura da exposição, marcada para as 18h, os artistas promovem uma visita guiada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de junho entrando em contato com a Unidade de Artes Visuais pelo telefone (54) 3901-1316, ramais 201 e 202. Para ficar por dentro do processo artístico, também é possível seguir o perfil oficial @encontroscxs no Instagram. No endereço, também está disponível o link da playlist do Spotify que reúne as captações sonoras realizadas durante as intervenções urbanas.
Em cartaz até 24 de julho, a exposição "Encontros" conta com recursos do Financiarte 2021.
O artista Darlan Gebing, ampliou o assunto em entrevista ao programa Temática de hoje. Confira na íntegra (áudio acima).
A saber: Além da visita guiada na abertura, a exposição "Encontros" promove outras três atividades para o público caxiense. No dia 2 de julho, às 16h, a Caminhada Cartográfica vai percorrer os arredores do Centro de Cultura Ordovás com a finalidade de proporcionar aos participantes um momento de observação do espaço urbano com o olhar da poética dos encontros. Não é necessário inscrição prévia para participar.
Também estão previstas duas atividades de formação para a comunidade, sob o título Cartografia de si: prática poética de mapear encontros. No dia 07 de julho, o encontro será no Campus 8 da UCS, contemplando estudantes universitários, artistas, professores e público em geral. Já no dia 13, a atividade será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira dos Santos, voltado para estudantes da rede pública.
Todas as atividades são gratuitas.
Comentários