UCS sedia Simpósio da Cátedra Unesco de Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental nesta semana
Baixar ÁudioEvento ocorre entre os dias 23 e 25 de novembro no Campus-Sede com debates e conferências
A UCS passou a integrar a Cátedra Unesco de Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental no final de 2022, conectando-se a uma rede que envolve mais de 850 instituições em 117 países. Por meio dessa rede são realizados intercâmbios de docentes e discentes, reuniões conjuntas de trabalho, conferências, publicações, entre outras iniciativas. Essa é a primeira vez que a Universidade sedia um Simpósio dessa Cátedra e conforme ocoordenador local do evento, Danilo Romeu Streck, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS, a expectativa é de que se obtenham impulsos para práticas educativas que ajudem a repensar a cidadania no contexto de globalização e planetarização que estamos vivendo, desde o nosso cotidiano até as complexas questões da sustentabilidade ambiental e das guerras.
Um dos propósitos do Simpósio é debater temas que orientem futuras ações diante do contexto da Cátedra. As discussões serão estruturadas em torno de três eixos temáticos: Cidadania global, Línguas e Interculturalidade; Cidadania global, Justiça socioambiental e Sustentabilidade; e Cidadania global, Internacionalização da educação e Democratização do conhecimento.
O Simpósio da Cátedra Unesco de Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Estudos Latino-americanos em Pesquisa e Educação (UCS) e do Centro de Estudos Internacionais em Educação (Unisinos). O evento conta com apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Católica de Santos (Unisantos), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS).
Streck concedeu entrevista sobre o assunto ao programa Temática na manhã desta quarta-feira. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).
Comentários