Projeto do novo Plano de Mobilidade Urbana deverá chegar na Câmara até julho de 2023
Parte dos estudos da Secretaria de Trânsito e da Urbtec foi apresentada aos vereadores, na noite desta segunda-feira
O projeto do novo Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana deverá ser protocolado, na Câmara Municipal de Caxias do Sul, até julho de 2023. A garantia partiu do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Alfonso Willenbring Júnior, durante reunião pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, realizada na noite desta segunda-feira (21/11), no plenário do Legislativo caxiense. A condução dos trabalhos coube ao presidente do grupo parlamentar, vereador Adriano Bressan/PTB.
Na oportunidade, o presidente da comissão atentou que a cidade possui cerca de 80 mil números de CNPJ ativos. Na ótica do vereador Bressan, seria oportuno fixar horários por segmentos da economia local, entre o início e o final das respectivas jornadas diárias de trabalho. Ponderou que o escalonamento contribuiria com o fluxo do trânsito. A sugestão encontrou a acolhida junto a Gustavo Taniguchi, diretor e coordenador técnico da Urbtec, empresa licitada para elaborar e acompanhar a implementação do novo plano.
O secretário de Trânsito ressaltou que a elaboração da proposta atende a uma exigência de legislação federal, com uma vigência prevista de dez anos, a contar da sua implementação.
O dirigente da Urbtec destacou que já foram feitas 6.800 pesquisas e entrevistas com usuários do transporte coletivo. Apontou um levantamento de mais de 120 quilômetros de passeios, identificando as condições das calçadas, como o estado de conservação e a acessibilidade. “Também verificamos 2.500 pontos de ônibus. Os estudos contemplarão todos os modais de transporte. Para as ciclovias, verificaremos os melhores caminhos que viabilizem essa rede, em quilometragem”, analisou Taniguchi.
As explanações também contaram com a coordenadora técnica do plano, Carla Lampert. Ela pediu a participação de todos os setores da sociedade, como forma de tornar o futuro projeto o mais adequado possível à realidade da população.
Comentários