SIM Caxias: estátua do Padre Giordani ficará no local atual
Conforme estudo é possível criar uma terceira pista destinada aos ônibus na junção da Av. Itália com a rua Sinimbu sem retirar a estátua do lugar
Após receber estudo da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) para preservar o traçado original do trânsito no largo São Pelegrino com as obras do SIM Caxias, o Prefeito Alceu Barbosa Velho confirmou manter a estátua do Padre Giordani no local em que sempre esteve. O estudo adequou o projeto sem perder a trafegabilidade dos veículos, possibilitando melhorias para os pedestres com a ampliação do passeio público e proporcionando maior aproximação das pessoas com a estátua.
As intervenções já estão sendo executadas. Conforme o estudo apresentado, é possível criar uma terceira pista destinada aos ônibus na junção da Av. Itália com a rua Sinimbu sem retirar a estátua do lugar. No local, os canteiros serão reduzidos e a calçada ampliada. Além disso, na Avenida Rio Branco será feito o recapeamento asfáltico até a rua Dr. Augusto Pestana, retirando os estacionamentos dos dois lados da via. Inicialmente, a estátua do Padre Giordani seria removida para a Praça João Pessoa, em frente ao Teatro São Carlos.
O investimento das obras, no valor de R$ 250 mil, é uma contrapartida do Shopping San Pelegrino. A empresa que executa as melhorias é a Toniolo Busnello, que tem previsão de 30 dias para a conclusão.
Padre Giordani
O Padre Eugênio Ângelo Giordani (1910-1985) foi o primeiro pároco da Paróquia de São Pelegrino e tem uma forte influência na comunidade. Dedicou-se ao sacerdócio por 45 anos, atuando também na promoção do desenvolvimento da cidade de Caxias do Sul.
Comentários