Criança Feliz recebe mais de 80 cópias do novo Estatuto da Criança e do Adolescente
Intenção é que, com os livros em mãos, seja facilitado o entendimento dos direitos e deveres entre os jovens
A fim de melhorar a educação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Criança Feliz, foram entregues 88 cópias do novo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A entrega foi feita na terça-feira (20/02), pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Elírci Ana Wirczorek, e pela presidente de honra do CMAS, Marli Mandelli, além da supervisora da editora Paulus, Simone Venz.
O estatuto define que as crianças e adolescentes demandam proteção integral e prioritária pela família, sociedade e estado. O ECA prevê a proteção, responsabilidade da ação ou omissão de violação e a aplicação dos instrumentos para garantia dos direitos através da integração dos órgãos e instituições públicas e entidades da sociedade civil. Segundo a gerente administrativa do Criança Feliz, Cibele da Rosa, com os livros em mãos, trabalhar a questão do ECA vai facilitar muito o entendimento dos adolescentes, principalmente o que tem previsto no estatuto, não só nas coisas boas, mas também nas obrigações que eles tem perante a sociedade.
Após a entrega, foi realizada uma visita pela entidade. A estrutura do Criança Feliz, mantida por recursos repassados pela Fundação de Assistência Social (FAS), atende mensalmente 260 jovens em vulnerabilidade social. Nos turnos da manhã e tarde, as crianças e adolescentes desenvolvem atividades que fortalecem relacionamentos saudáveis e melhoram a qualidade de vida.
Entre as atividades estão oficinas de arte, cultura e educação. Lá dentro, se encontram alunos em atividades de croché, artesanato, dança, canto, culinária e exercícios físicos. A estrutura conta com salas de aula, biblioteca, sala de atividades, de música, laboratório de informática, cozinhas, refeitório, parquinho e um pátio com quadra de esportes. “O desafio é ser mais atrativo que a rua”, afirma a gerente.
Ao final da visita, foram entregues para os visitantes peças de artesanato feitas pelos adolescentes.
Comentários