Proibição da circulação dos blocos no carnaval 2018 não é uma decisão oficial
Segundo secretário da Cultura, ainda serão realizadas reuniões para debater o assunto
Na manhã desta segunda-feira, 22, o conselho das secretarias do trânsito, segurança pública, urbanismo e cultura, envolvidas com o carnaval de rua de Caxias do Sul, se reuniu para discutir alguns assuntos referentes ao evento. Na última sexta-feira, 19, os organizadores do Bloco da Ovelha se pronunciaram por nota nas redes sociais, questionando a proibição da circulação dos blocos por parte das secretarias municipais. Mas segundo Joelmir da Silva Neto, secretário da Cultura, a circulação dos blocos pelas ruas da cidade não está proibida. “Não há uma resposta oficial, foi apenas feita a sugestão de que todos permanecessem estáticos, para que seja mantido um maior controle e a segurança dos foliões”, explica.
A sugestão para que os blocos se concentrem em um local fixo tem o propósito de diminuir o impacto no trânsito e não interferir no percurso do transporte coletivo. Neto afirmou que o intuito não foi causar um desconforto com esta recomendação e que será estabelecido um diálogo com os organizadores para se chegar em um acordo. Uma nova reunião será agenda para essa semana, com todos os representantes dos blocos para que o assunto seja debatido.
O carnaval de rua reúne milhares de foliões nos principais pontos de Caxias do Sul e a cada ano, aumenta o número de participantes. Os blocos contam com gestão, organização e recursos próprios e são um ótimo exemplo de evento autossustentável, afirma Neto. “A gente quer ajudar, frisando que são eventos organizados e geridos pelos seus representantes. Nós somos apenas parceiros, apoiamos com a estrutura para que aconteça este evento, que é importante para a cidade, assim como em todo o país”, conclui.
Em entrevista ao programa No Ponto, 22-01, o secretário da Cultura Joelmir da Silva Neto, falou sobre a organização do carnaval de rua de Caxias do Sul. Confira o áudio na íntegra.
Comentários