Flores da Cunha contabiliza mais de 400 famílias atingidas pelas fortes chuvas no último final de semana
Prefeito, César Ulian, decretou situação de emergência em Flores da Cunha no sábado
Nesta segunda-feira, dia 20, a Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da secretarias de Agricultura e de Obras e Serviços Públicos, atua para minimizar os prejuízos causados pelas chuvas, acompanhadas de granizo, raios e de ventos fortes. Em razão destes eventos climáticos adversos, o prefeito, César Ulian, decretou situação de emergência no sábado (18/11).
Em uma primeira estimativa, mais de 400 famílias foram atingidas. A ação climática causou inundações e prejuízos em praticamente todo o município. Lonas foram distribuídas pela Prefeitura na sede do Corpo de Bombeiros e um ponto de referência, para atendimento e acolhimento da comunidade, ocorreu no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto. Houve deslizamento de terra em estradas, alagamentos, queda de árvores, telhados danificados e agricultura fortemente atingida, além da falta de energia elétrica.
A Secretaria de Agricultura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais estão contabilizando os prejuízos. A estimativa inicial é de que os números já superem os 30% da produção agrícola. Várias culturas tiveram estragos, principalmente uva, pêssego, ameixa, cebola e alho. Estufas, galpões e aviários, estradas de produção e abastecimento de água das localidades também foram comprometidos.
O município realiza um trabalho emergencial na recuperação da infraestrutura de estradas com várias frentes de trabalho. Estão sendo realizados os serviços de limpeza, retirada de entulhos, desobstrução de vias e de redes de drenagem.
Quanto as aulas na rede municipal de ensino, duas escolas, sendo a 1° de Maio e Irmã Tarcísia, foram as mais atingidas pelo temporal. Uma força tarefa, realizada no sábado e domingo, entre a Prefeitura e a comunidade escolar, com o auxílio de voluntários, garantiram que as aulas fossem realizadas normalmente nesta semana.
Sobre o abastecimento de energia elétrica, de acordo com a Rio Grande Energia - RGE, 15 postes de luz foram danificados e 30 eventos de falta de energia registrados.
Comentários