Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Diretora do CAM recebe título de Cidadã Caxiense na semana do Migrante e Refugiado

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Data que culmina no domingo também motiva ações de engajamento comunitário com a causa migratória em Caxias do Sul

Foto: Divulgação

O CAM - Centro de Atendimento ao Migrante, está ativo! É uma semana de muitas atividades no local e para a causa social. Uma delas é a campanha de captação de recursos que convida a sociedade a compartilhar da missão de acolher migrantes e refugiados. Com o lançamento da campanha de captação de recursos "Imigração e refúgio: Eu respeito, eu apoio”, é  possível acolher migrantes e refugiados em nossa comunidade, apoiando-os no que precisam para refazerem suas vidas.

Aqueles que gostariam de compartilhar da missão do CAM encontram, em site da plataforma de crowdfunding Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projeto/euRespeitoeuApoioCAM?ref=aescsite), diferentes opções de contribuição mensal, que vão de R$ 15 a R$ 100. Como uma atividade de responsabilidade social da Associação Educadora São Carlos (AESC), o CAM tem seu quadro funcional e custos fixos de infraestrutura mantidos pela instituição. O que a iniciativa busca é que mais pessoas se solidarizem com a causa, para que os recursos financeiros captados possam manter e ampliar o alcance de seus serviços.

Entre estes podem ser citados aqueles de defesa e garantia de direitos – que compreendem o atendimento social e a regularização migratória –, empregabilidade, acolhida, atendimento à saúde mental (Legame), itinerância, advocacy, além de formações e capacitações. Entre janeiro e abril de 2022, o CAM realizou, ao todo, 2.903 atendimentos nos diferentes setores da instituição. 

 

 

Nessa semana também, na quinta-feira (22), a partir das 19h, a Câmara Municipal de Caxias do Sul, por proposição do vereador Lucas Caregnato, concede à diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Irmã Celsa Zucco, o título de Cidadã Caxiense. A honraria reconhece o papel de liderança exercido pela Irmã no trabalho de acolhimento às pessoas migrantes, refugiadas, apátridas e vítimas de tráfico humano. Também destaca a trajetória de vida dedicada à causa humanitária que move a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. 
Nascida em Farroupilha, Irmã Celsa Zucco traz em suas raízes a cultura dos imigrantes italianos que povoaram a Serra Gaúcha desde o final do século 19. Criada na localidade de Caravaggio, estudou na Escola Nossa Senhora de Caravaggio, na cidade natal, e no Colégio São Carlos, em Caxias do Sul, antes de rumar para a zona sul do Estado. Lá, na Universidade Católica de Pelotas, cursou Serviço Social, agregando conteúdo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. A sede por aprendizado ainda a levou às especializações em Educação Popular, pela Unisinos, e Desenvolvimento Sustentável, pela Ulbra Canoas.
Em sua trajetória de vida, desempenhou diversas atividades e cargos de gestão nas áreas da educação, saúde e assistência social. Também assumiu responsabilidades com e a serviço da Congregação e da mantenedora do CAM, a Associação Educadora São Carlos (AESC).

A Irmã Celsa concedeu entrevista ao programa Temática de hoje quando falou desses assuntos. Confira em áudio na íntegra (acima).

 

A saber: Todos os anos, o Dia Mundial do Migrante e Refugiado é celebrado no último domingo de setembro; em 2022, será no dia 25 de setembro

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais