Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Comissão de Segurança Pública do Legislativo caxiense discute ações de combate às drogas

por Pablo Ribeiro

O encontro foi conduzido pelo presidente da CSPPS, vereador Alexandre Bortoluz

Foto: Leonardo Iob/Câmara Caxias/Divulgação

A Comissão de Segurança Pública e de Proteção Social (CSPPS) do Legislativo caxiense realizou, na tarde da última terça-feira (19/07), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, uma reunião pública para discutir o combate às drogas. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, vereador Alexandre Bortoluz (PP).

Estiveram presentes na audiência representantes do 12° Batalhão de Policia Militar (12° BPM), Guarda Municipal, Cruz Vermelha, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD) e Pastoral Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (PATNA).

O vereador Elisandro Fiuza (Republicanos) destacou a importância da proteção social, através de políticas públicas, nas séries primarias do ensino, para evitar o aliciamento dos jovens em facções criminosas e no consumo uso drogas.

Representante do 12° Batalhão de Policia Militar, o capitão João ressaltou a aplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O capitão ressaltou que o programa, através de ações e palestras, expõe às crianças as consequências do uso de drogas. O policial militar enfatizou que, a partir do próximo semestre, o 12° BPM contará com quatro policiais militares, exclusivamente voltados à condução do Proerd.

Representante da Guarda Municipal, Júlio César da Silva ponderou que umas das frentes é a prevenção ao consumo de droga, salientando as ações realizadas em 83 escolas municipais da cidade, com palestras educativas adaptadas às diversas idades. O guarda apontou que mais da metade dos crimes de homicídio, roubo e furto do munícipio é relacionada ao tráfico e ao consumo de drogas.

A diretora técnica da Rede de Saúde Mental, Luciana Lunardi de Almeida, pontuou que, hoje, o município possui cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), para tratamento psicológico a egressos da dependência química. Segundo ela, apesar dos CAPSs prestarem esses serviços de atendimentos no município, é necessário dar luz aos serviços de prevenção e ao uso das drogas, assim combatendo o problema na raiz.

Darci Junior Nunes, da Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (PATNA), lembrou da atuação de 45 anos, no município, com a intenção de reabilitação de usuários drogas. Explicou que são acolhidos adultos com idade entre 18 e 60 anos incompletos, com o intuito de reinserir o usuário na comunidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais