Cobrança por instalação do campus da Universidade Federal na Serra se intensifica com eleição no novo reitor
Rui Vicente Oppermann deixará o cargo de vice para ser o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com a mudança, a expectativa é saber se Opermann terá uma posição sobre a implantação do Campus da UFRGS na Serra Gaúcha.
Oppermann foi eleito na madrugada da última sexta-feira (17), em Porto Alegre pela chapa 3. Segundo o presidente da comissão temporária que trata da vinda do ensino público federal para a Serra, vereador Rafael Bueno (PDT), Oppermann teria conseguido a vitória com propostas de expandir a UFRGS no estado. “A reeleição do Oppermann como vice-reitor se deu na base da promessa que teria o campus na Serra e, agora, se elegeu novamente com esse propósito. Estudantes da Serra votaram nele. Duas vezes, esperamos que não fique como o governo federal”, disse. (Acompanhe o trecho completo, em áudio, em Escute a Notícia)
Bueno entende que o município serrano já está escolhido, mesmo que não divulgado oficialmente. “É na Estrada dos Romeiros ( acesso ao Santuário de Caravaggio), onde era o clube Santa Rita. Ali, são 40 hectares de terra. O terreno é viável é tem estudo técnico avançado da reitoria com a prefeitura (de Farroupilha). (Acompanhe o trecho completo em áudio)
A comissão pretende marcar uma reunião com o novo reitor. No ano passado, a escolha do município foi motivo de polêmica especialmente com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que defendia Garibaldi. A reitoria não confirma que será em Farroupilha.
Comentários