Lojistas de Caxias do Sul registram tíquete médio de R$ 192 por consumidor na Páscoa deste ano
Levantamento realizado pela CDL da cidade também confirmou que para a maioria dos negócios o volume de vendas foi igual a 2022. Quase metade do público optou por ovos de chocolate, 27,30% por bombons e 21,20% pelas barras de chocolate
As projeções identificadas, em março, pela pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias do Sul junto aos consumidores para a Páscoa se confirmaram. Mais da metade dos empresários entrevistados após a data comemorativa afirmaram que as vendas foram iguais ao ano anterior. Para 27,30% as comercializações foram piores e 18,20% disseram que o desempenho foi melhor. O tíquete médio apurado previamente à celebração, que estimava alcançar R$ 196,50, também ficou muito próximo ao resultado final, que chegou a R$ 192,37.
Entre os fatores para a estabilização estão a alta dos preços dos alimentos causados pela inflação e o aumento da inadimplência. Apesar de se manterem na liderança das escolhas, com a elevação dos custos, boa parte dos consumidores trocaram os tradicionais ovos de chocolate por produtos mais baratos. Segundo os lojistas, 42,40% da preferência ficou com o item mais famoso da data, na sequência ficaram os bombons (27,30%) e as barras de chocolate (21,20%). Mesmo com menor saída, os brinquedos também registraram procura, em especial os alusivos à Páscoa, que foram uma opção de presente e de complemento no agrado às crianças.
“Mesmo com um valor maior dos ovos de chocolate, as pessoas foram às compras, buscaram opções para substituí-lo e não deixar a data passar em branco. O maior movimento observado pelos empresários foi na semana da Páscoa, em especial nos dias que antecederam a celebração”, acrescenta Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul.
As estratégias de comunicação foram utilizadas por quase 20% dos lojistas que afirmaram que a movimentação da Páscoa deste ano foi melhor em comparação com 2022. Para buscar novos clientes, eles apontaram que investiram numa maior divulgação da empresa e das opções de chocolate em seus canais. Também realizaram promoções e ofereceram uma grande variedade de opções para todos os gostos e bolsos.
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