Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Sancionado programa de capacitação para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Caxias

por Pablo Ribeiro

Lei, proposta pela Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas, visa qualificar profissionais do comércio e serviços sobre os direitos das pessoas com TEA

Foto: Douglas Barreto/Divulgação

A Lei que cria o CapaciTEA – Programa de Capacitação para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Caxias do Sul, foi sancionada pelo prefeito Adiló Didomenico nesta segunda-feira (18/12). A proposta, originada a partir da indicação da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, liderada pela Vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), busca aprimorar a qualificação dos profissionais do comércio e serviços, promovendo um atendimento especializado e humanizado às pessoas com TEA. A iniciativa contou com apoio de entidades representativas e das secretarias da Saúde, Educação e Segurança Pública e Proteção Social.

O CapaciTEA também visa conscientizar a população sobre a importância da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Reconhecendo a necessidade fundamental de adaptação de espaços para acolher autistas e seus familiares, a iniciativa surge como um marco para a inclusão.

Uma das principais inovações do programa é a criação do “Selo Azul”, uma certificação que será concedida às empresas participantes. Este selo identificará os estabelecimentos como locais sensíveis e específicos para atender o público com TEA. Além de valorizar o comprometimento das empresas, a iniciativa apoia as entidades que trabalham para implementar políticas inclusivas.

O programa abrange diversos setores do comércio e serviços, como vestuário, calçados, indústria, prestação de serviços em geral, microempreendedor individual, bares e restaurantes, mecânicas e autopeças, comércios e representações, postos de combustíveis, entre outros segmentos.

As etapas do CapacitTEA envolvem a contratação de profissionais habilitados para a capacitação, por parte das empresas, a efetivação e comprovação do treinamento, a solicitação do Selo Azul à Coordenadoria de Acessibilidade, a avaliação dos documentos pelo Comitê Gestor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e, por fim, a certificação da empresa interessada.

Para assegurar a efetividade do programa, critérios detalhados serão definidos por meio de Decreto a ser publicado pelo Poder Executivo nos próximos 60 dias. A iniciativa é vista como um passo significativo para a inclusão e melhoria na qualidade de vida das pessoas com TEA, seus familiares e cuidadores.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais