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Procon Caxias dá dicas para evitar problemas nas compras de Natal

por Daniel Lucas Rodrigues

Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, procure os canais disponíveis do Procon Caxias do Sul

Foto: Alencar Turella/CDL Caxias/Divulgação

Qualquer que seja a opção, desde uma pequena lembrança a um presente de custo elevado, para não errar na escolha, o PROCON orienta que é preciso levar em conta o perfil dos presenteados, sem esquecer de considerar a disponibilidade financeira, pois uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar futuros problemas.

Sobre a compra de presentes o Procon tem algumas dicas que vão auxiliar o consumidor a evitar problemas:

Pesquisar preços atrelados à qualidade e evitar compras por impulso e também para evitar frustrações com presentes não entregues na data, é aconselhável fugir das compras de última hora e verificar a aceitação de cartões de crédito que é uma liberalidade dos lojistas, que não pode impor limite mínimo de compras via pagamentos com cartões.

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas; estabelecimentos podem praticar diferentes políticas de troca, se informe antes da compra. As lojas não são obrigadas a efetuar troca por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou.

Atenção quanto aos brinquedos! Veja se ele é compatível com a criança. Na hora de comprar um brinquedo, considere a preferência, idade e limitações da criança, além da qualidade e segurança do produto. É essencial que tenha o selo do Inmetro.

Quando a compra for efetuada fora do estabelecimento comercial (internet ou telefone, por exemplo), o consumidor pode exercer o direto de arrependimento, independente do motivo. O prazo para isso é de sete dias – contados a partir da data da compra ou da entrega do produto.

Para qualquer compra, exija nota fiscal. Ela é um documento importante no caso de eventual utilização da garantia. Jair Zauza, coordenador do PROCON orienta que: “o consumidor não compre no primeiro local que encontrar o presente, seja pela internet, seja presencial, é imprescindível que se faça uma pesquisa. Pesquisar sempre foi a melhor maneira para economizar”.

No caso de compras realizadas no ambiente virtual, existem mais algumas orientações a seguir:

Desconfiar de preço muito abaixo do mercado;

Observar com atenção e conferir o endereço eletrônico do estabelecimento;

Buscar informações sobre o fornecedor: endereço, atividades realizadas, meios de comunicação, etc; guardar as mensagens relativas a oferta, descrição do produto, preço e formas de pagamento;

Não comprar de perfil que não tenha CNPJ, endereço físico ou virtual (informações necessárias para a localização do fornecedor);

Não fornecer dados, senhas, códigos, etc;

Não acreditar em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e não clicar nesses links;

Baixar aplicativos apenas das lojas oficiais;

Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar.

Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp 54 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

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