Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Presidente do Instituto de Leitura Quindim entrega manifesto às autoridades municipais

por Clayton Camargo

Quase 3 mil assinaturas, entre elas mais de 200 instituições do Brasil e do exterior, apoiam o pedido para que o Quindim tenha uma nova sede e esteja no projeto de ocupação do prédio da Maesa

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, entregou à secretária municipal da Cultura de Caxias do Sul, Cristina Nora Calcagnotto, e à chefe de gabinete do prefeito, Grégora Fortuna dos Passos, o Manifesto “Uma casa para o Quindim”, organizado pelo Instituto de Arquitetura do Brasil – IAB, comitê Caxias do Sul, com o apoio da União de Associações de Bairros – UAB, do Coletivo Meio e da Associação dos Amigos da Maesa (Amaesa).

Também estavam presentes a presidente da Câmara de Vereadores, Marisol Santos, o vereador Felipe Gremelmaier, a vereadora eleita Andressa Campanha Marques, o presidente da União de Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, o presidente da Associação dos Amigos da Maesa (Amaesa), Paulo Sausen, o presidente do Instituto de Arquitetura do Brasil – IAB, núcleo Caxias do Sul, Mauricio Rossini dos Santos, a coordenadora pedagógica do Instituto de Leitura Quindim, Priscila Weber, o coordenador de comunicação da UAB, Thales Silva, e a assessora da vereadora Rose Frigeri, Cristhine Genro.

O Manifesto, lançado no dia 10 de novembro, em uma semana obteve 2.792 assinaturas, entre elas 213 entidades ou instituições públicas e privadas. Essas assinaturas demonstram apoio ao Instituto de Leitura Quindim. São pessoas e instituições de Caxias do Sul, de diversas regiões do Brasil e do exterior.

Juntamente com o Manifesto, Volnei Canônica protocolou um pedido formal para que o Instituto integre o projeto de ocupação do prédio da Maesa, podendo, no futuro, instalar sua sede e contribuir para que a Maesa se torne um grande fomentador da cultura e da educação para a sociedade desde a primeira infância.

A prefeitura tem se mostrado sensível ao problema que o Instituto Quindim vem enfrentando. Atualmente, a secretária de Cultura está em diálogo com a presidência do Quindim.

“Desde o dia em que foi anunciado o fechamento da nossa sede, o prefeito Adiló Didomenico sinalizou, por meio da secretária de Cultura, que gostaria de fazer uma parceria público-privada para que o Instituto não interrompa as ações, pois são de grande impacto para a nossa sociedade. Existe esse entendimento de vontades e esforços tanto do Quindim, quanto do poder público. O que precisamos agora é de celeridade e instrumentos jurídicos que garantam a continuidade dos projetos e missão do Quindim”, afirma Volnei Canônica.

Entenda o caso

A partir do dia 30 de novembro de 2024, a sede do Instituto de Leitura Quindim fechará as portas, após uma trajetória de 10 anos de sucesso. A decisão ocorre após a presidência do Instituto ter sido notificada pelo locador do imóvel, solicitando que o Instituto Quindim desocupe o local até a data estipulada. Em resposta a questionamentos sobre a urgência da desocupação, o Instituto recebeu apenas o retorno: “A GCI realmente precisa fazer a retomada do imóvel. Espero que entendam e acatem o prazo estabelecido na notificação para desocupação.”

Até o momento, o Instituto de Leitura Quindim segue sem local para se instalar após 30 de novembro de 2024.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais