Samae executa serviço de termonebulização nesta sexta-feira (20) no bairro Jardim América, em Caxias
Ação identifica ligações de esgoto irregulares por meio de um equipamento que transforma óleo mineral em uma densa neblina
Equipes de fiscalização e da gerência de redes de esgoto do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizam, nesta sexta-feira (20/10), serviço de termonebulização no bairro Jardim América, em Caxias do Sul. O trabalho deve iniciar às 8h30 e, se necessário, prosseguirá durante a tarde. Serão percorridas as ruas Romulo Carbone, Ítalo Victor Bersane, General Arcy da Rocha Nobrega, Dr. Luiz Faciolli, Manoel de Almeida e Pasqual Smanioto. A ação serve para identificar imóveis que tenham as calhas de chuva ligadas à tubulação de esgoto cloacal, o que prejudica o tratamento e sobrecarrega as redes.
Durante o serviço é utilizado um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina, a qual percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiro, etc.), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação.
A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até um quilômetro do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como:
:: Ligação de calha de chuva;
:: Ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços);
:: Ligação de boca de lobo;
:: Rede de esgoto cloacal quebrada.
Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Se encontradas irregularidades, o morador recebe uma notificação com prazo para providenciar o conserto e regularizar sua rede.
Comentários