Prefeito anuncia concessão de parque de eventos da Festa da Uva na abertura da Mercopar
Feira segue até sexta-feira com a presença de 512 expositores, em Caxias do Sul
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, anunciou na solenidade de abertura da 31ª edição da Mercopar, nesta terça (18/10), a decisão de conceder à iniciativa privada a gestão do Parque de Eventos da Festa da Uva, uma área de 36 hectares, que contempla espaço construído de 32 mil m² para feiras, exposições e atividades festivas, além de estacionamento e diversos atrativos turísticos. O espaço recebeu 30 das 31 edições da Mercopar, que segue até sexta-feira (21/10).
Em sua manifestação, o prefeito Adiló Didomenico informou a publicação de chamamento público para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o parque de exposições. O edital prevê apresentação de estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica referentes à reforma, requalificação, manutenção, conservação, operação e exploração do espaço. “Este espaço tem 46 anos, o que exige altos investimentos em melhorias. Por isso, a decisão de conceder o parque de forma a garantir evolução na estrutura para seguir sediando eventos, como a Mercopar, mas principalmente atrair novos”, destacou.
A organização projeta negócios na ordem de R$ 300 milhões, incremento de quase 20% sobre o realizado, em 2021, de R$ 242 milhões, e programação paralela com mais de 200 horas de palestras. O horário de funcionamento é das 13h às 20h. A próxima edição já tem data e local. Sebrae RS e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, realizadores da Mercopar, confirmaram o período de 17 a 20 de outubro de 2023, em Caxias do Sul. Um breve vídeo adiantou o mote da 32ª edição: “A indústria move as evoluções do mundo”.
A solenidade de abertura teve as presenças do ministro da Inovação, Paulo Alvim; do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; do presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles; e do diretor-superintendente do Rio Grande do Sul, André Vanoni de Godoy. Também participaram a vice-prefeita Paula Ioris; a presidente da Câmara Municipal, Denise Pessôa; secretários municipais, vereadores, representantes de entidades empresariais e de instituições de ensino, bem como diretores e presidentes de empresas expositoras.
Premissas da proposta
O secretário de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva, detalhou a proposta de concessão do parque na última reunião do Conselho Gestor das PPPs. Os interessados terão 30 dias de prazo para habilitação. Após, o prazo para elaboração dos estudos é de 180 dias. Entre as premissas previstas estão buscar, preferencialmente, a preservação das características arquitetônicas e qualificação das estruturas existentes; a sustentabilidade econômica e financeira do projeto, preferencialmente sem contrapartida ou aporte por parte do poder público; desenvolvimento do parque como atrativo turístico, de entretenimento e negócios; proposta de um local com acessibilidade e integração com a cidade, com aproveitamento do parque durante todo o ano, aderentes aos propósitos do Município; e previsão da necessidade de reserva de datas para Festa Nacional da Uva, Festa das Colheitas e Semana Farroupilha.
PMI
• Estudos preliminares (benchmark e estudo de demanda e necessidades)
• Modelagem arquitetônica e de engenharia
• Modelagem operacional (plano de operação, manutenção e conservação; e mensuração de desempenho)
• Modelagem econômico-financeira (estudo de viabilidade econômico financeira e demonstração de mérito do projeto)
• Modelagem jurídica (relatório jurídico, avaliação de impacto e matriz de risco; e minutas de instrumentos jurídicos e demais documentos)
Comentários