Governo, CIPAVES e forças de segurança alinham estratégias para ações com a comunidade escolar
Encaminhamentos partiram da escuta e acolhida a demandas, dúvidas e sugestões levadas à Prefeitura por representantes de 71 instituições de ensino
Representantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Violência Escolar (CIPAVES) de 71 Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) de Caxias do Sul atenderam ao convite feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), e levaram suas demandas, dúvidas e sugestões em torno de cenários de complexidade apresentados nas últimas semanas para escuta e acolhimento das equipes de governo e forças de segurança com atuação no município.
Do alinhamento encaminhado durante o encontro realizado segunda-feira (17) pela manhã no Centro Administrativo, saíram estratégias para ações imediatas e perenes com a comunidade escolar. O objetivo consiste em fomentar e preservar um ambiente tranquilo e adequado para o trabalho de educadores e servidores e para o aprendizado de crianças e estudantes envolvidos pela Rede Municipal de Ensino (RME).
Entre outras novidades, uma cartilha específica de orientação de identificação de possíveis ocorrências e encaminhamento de denúncias para as forças policiais já estava em elaboração pela SMED e chegará às equipes diretivas das escolas municipais junto com o Ofício Circular, nesta quarta-feira (19).
Rondas integradas por todo território do município
Em uma reunião de pré-alinhamento, realizada minutos antes do encontro com as CIPAVES, cada uma das entidades parceiras falou o que já estava fazendo, o que vem fazendo e o que já estava planejado, no sentido de dar mais tranquilidade a professores, estudantes e familiares. Além de integrantes do governo, o grupo reuniu representantes de Guarda Municipal, Brigada Militar, Batalhão de Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Escola Pública de Trânsito e Liga da Defesa Nacional.
Outra decisão anunciada no encontro é que a estratégia de monitoramento especial da rede de educação não termina dia 20. O acompanhamento específico prosseguirá por mais tempo, inclusive com o sistema de rondas integradas - ou seja, há otimização de recursos e equipamentos, evitando redundâncias: as viaturas e efetivos se distribuem por várias escolas, de forma a cobrir o maior território possível entre todas, sem deixar nenhuma de fora.
Não compartilhe mensagens com conteúdos que propaguem violência e informações falsas. Denuncie!
- Canal de denúncias Escola Segura do Ministério da Justiça: mj.gov.br/escolasegura
- Site de denúncias digitais da Secretaria de Segurança Pública/RS: ssp.rs.gov.br
- Mensagens que propagam violência podem ser denunciadas pelo WhatsApp: (51) 98444.0606
- Telefones da Polícia Civil: 181 e 197
- Em caso de urgência, ligue:
- Brigada Militar: 190
- Guarda Municipal: 153
Comentários