Governo do RS mantém Estado na bandeira preta sem possibilidade de reconsideração
Decisão foi tomada com base no aumento de internações em UTI, do número de óbitos e falta de leitos
Pela quarta semana consecutiva, o Governo do Rio Grande do Sul classificou todo o território estadual na fase mais grave prevista no modelo de Distanciamento Controlado. A definição ocorre com base nos dados referentes à evolução da pandemia de Covid-19. Este já é o mapa definitivo, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração por parte das associações de municípios. Segundo o governo estadual, a medida foi tomada devido à gravidade do cenário.
Entre os 11 indicadores monitorados pelo Estado, houve forte elevação no número de internados em UTI (+10%) e de óbitos (+31%) em relação à semana anterior. Os dados também apontam que houve queda de internações em UTI por conta de outras doenças, entretanto, o número de internações por Covid-19 se manteve elevada.
O déficit de leitos livres para atender pacientes covid também fez o governo manter o alerta máximo por, pelo menos, mais uma semana. Esta é a terceira semana consecutiva que o RS passou a ter déficit de leitos livres para atendimento Covid. Enquanto na 43ª rodada (divulgada em 26/2), o Estado tinha 229 leitos livres para casos de Covid, na 44ª rodada (dia 5/3) houve déficit de 25 leitos, na 45ª (12/3) houve déficit de 213 leitos de UTI e, agora, esse número atingiu 299.
Comentários