Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Mais de 8 milhões de sulistas começam o ano endividados

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Dados da inadimplência foram analisados pela FCDL/RS

Foto: Divulgação

O primeiro mês de 2019 registrou aumento do número de pessoas físicas inadimplentes na região Sul do Brasil. A elevação de 1,76% fez com que o total de consumidores negativados (pessoas com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito) subisse de 8,29 milhões em dezembro de 2018 para 8,31 milhões em janeiro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No país, de acordo com os dados do Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), são 62,08 milhões de inadimplentes. Mesmo com o incremento, a região Sul ainda é a que apresenta o menor percentual de sua população adulta com CPF negativado, cerca de 36,4%, ficando atrás da Norte, com 46,2%; Centro-Oeste, com 42,1%; Nordeste, com 40,9% e Sudeste, com 39,7%. O detalhe é que apenas o Sul do país não apresentou recuo no percentual de inadimplência na comparação entre janeiro de 2019 e dezembro de 2018.

O superintendente da FCDL/RS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas), Leonardo Neira, analisou os dados em entrevista ao programa Temática. Confira na íntegra.

 

A abertura do número de dívidas por setor credor, em janeiro, revela que o número de dívidas em todo o país, embora tenha caído quando se considera todos os setores, avançou nos setores de Água e Luz (14,39%) e Bancos (2,42%). 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais