Encontro Nacional dos Produtores de Alho ocorre no dia 10 de novembro em Nova Pádua
O evento ocorre no salão paroquial de Nova Pádua, a partir das 13h30min
A atual realidade e os desafios que os produtores de alho enfrentam estarão em debate no dia 10 de novembro durante a realização do 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. O encontro ocorre no salão paroquial de Nova Pádua, a partir das 13h30min. Durante à tarde, os agricultores assistirão a palestras técnicas, debate e planejamento do mercado, os quais giram em torno do tema Panorama do Mercado do Alho. Haverá ainda uma feira agrária para os produtores conhecerem as novidades do setor. A entrada é gratuita.
A programação contará com palestra do diretor jurídico da Anapa, Clóvis Volpe, que falará sobre o antidumping e as medidas protetivas para o alho. O engenheiro agrônomo e consultor da Anapa, Marco Lucini, abordará o Panorama do Mercado do Alho, mesmo momento em que ocorre um debate sobre ao atual cenário da cultura. Na sequência, a coordenadora de pesquisas da Anapa, Patrícia Silva, apresentará as análises e perspectivas das pesquisas realizadas pela Associação Nacional dos Produtores de Alho. Para finalizar a tarde de palestras, pesquisadores da Epagri, IFC, UFRGS e Embrapa falarão sobre a Sanidade do Alho. Ao final do evento, será servido um coquetel.
O objetivo do Encontro Nacional do Alho é conscientizar a todos sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado, além de debater temas relevantes da cultura. Atualmente o Brasil produz 167 mil toneladas de alho, sendo que 65% do alho consumido vem do mercado interno e o restante de outros países. Na Serra Gaúcha, o mercado do alho possui 1.000 famílias produtoras, num plantio de 2.000 hectares.
Realização
O evento é realizado numa parceria entre Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), Prefeitura Municipal de Nova Pádua e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua.
Organização
Terra do Galo Positiva
Programação
13h – Credenciamento
13h30min – Abertura oficial do evento
14h15min – Antidumping - Clóvis Volpe, diretor jurídico da Anapa
14h45min – Panorama do Mercado do Alho - Marco Lucini, consultor da Anapa
15h15min – Realidade e desafios para 2024
16h – Intervalo
16h30min – Análise e perspectiva da Pesquisa da Anapa - coordenadora de pesquisas da Anapa, Patrícia Silva
17h – Sanidade do Alho (Epagri, IFC, UFRGS, Embrapa)
- Viroses na cultura do alho com André Strassburger (UFRGS)
- Bacteriose e nematoides na cultura do alho com Leandro Marcuzzo (IFC)
- Ferrugem na cultura do alho com Guilherme Mallmann (Epagri)
- Mofo branco com Valdir Lourenço (Embrapa)
18h – Palavra do presidente da Anapa, Rafael Corsino
Espaço das associações
19h – Coquetel para os participantes
Comentários