Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

FAMUR promove vacinação antirrábica em cães e gatos no dia 29 de outubro

por Beverli Rocha

Ação contra a raiva terá participação de alunos e professores do curso de Veterinária

Foto: Divulgação

A Faculdade Murialdo (FAMUR), por meio da Atividade Prática Supervisionada (APS) “Ação de conscientização e prevenção da raiva” do curso de Medicina Veterinária, realiza no sábado, dia 29 de outubro, uma ação de vacinação antirrábica em cães e gatos. A atividade ocorre no Murialdo Santa Fé (Hildo Francisco Ferreira, 1500, Santa Fé, Caxias do Sul), no horário das 8h30 às 12h.

A atividade é uma oportunidade para que os acadêmicos coloquem em prática a teoria da sala de aula e também se aproximem da comunidade. Os cães e gatos, que serão atendidos pelos estudantes sob supervisão de professores do curso de Medicina Veterinária, passarão por uma avaliação, cadastro e depois serão vacinados. A vacinação terá um valor social de  R$10,00. Cada um desses pets irá receber uma carteirinha de vacinação. 

 

A raiva é uma doença infecciosa viral, de caráter zoonótico e com altas taxas de letalidade. No ciclo urbano, cães e gatos constituem-se nas principais fontes de infecção ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e nas secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura ou arranhaduras. Dados recentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Vigilância Ambiental em Saúde do Município de Caxias do Sul apontam que somente no ano de 2022 já foram testados 36 animais, sendo 33 morcegos, um cão, um gato e um bugio.

Destes, um morcego encontrado no centro da cidade testou positivo para raiva. Medidas de prevenção e controle preconizadas pela Vigilância epidemiológica incluem as campanhas de vacinação contra raiva em cães e gatos, uma vez que essas ações de vacinação são medidas de saúde pública de fundamental importância para o controle da doença nessas espécies e consequentemente contribui para evitar casos em seres humanos.

Um protocolo indicado pelos médicos veterinários, mostra que cães e gatos devem ser vacinados em dose única, a partir dos três meses de idade, e após repetir anualmente.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais