Caxias do Sul ganha novos canais para atendimento de iluminação pública: site e aplicativo já estão disponíveis
Ferramentas digitais se somam ao atendimento via telefone e presencial para facilitar o registro de remessas e envio de protocolos.
A população de Caxias do Sul agora conta com dois novos meios para relatar problemas de iluminação pública: o site www.luzdecaxiasdosul.cidadeiluminada.com e o aplicativo para celular chamado Luz de Caxias do Sul.
Os novos canais digitais permitem o registro de transações de forma simples e rápida, com a possibilidade de acompanhar o andamento dos protocolos. Para acessar, é necessário realizar um cadastro com CPF e e-mail. Tanto o site quanto o aplicativo utilizam um mapa interativo que mostra os pontos de iluminação existentes nas ruas com núcleos diferentes: verde para postes com lâmpadas LED e rosa para aqueles com iluminação de vapor de sódio.
Funcionalidade do app
Ao abrir o aplicativo no celular, o sistema já busca a localização atual do usuário. Para apontar um problema, basta clicar em um dos pontos de iluminação indicados no mapa pelas cores verde ou rosa, que são chamados de plaquetas, e confirmar. Cada plaqueta representa um poste de luz das ruas e tem um número de identificação que facilita a localização do ponto de iluminação para a concessionária.
O usuário também pode escolher entre diferentes categorias para relatar o problema, como "área urbana", "área rural", "praças, parques e jardins", "frente de UBS's e escolas", ou "poste caído". O campo “observação” permite descrever o problema, como uma lâmpada queimada, e há a opção de fixação de fotos. Para concluir o registro, basta seguir as etapas indicadas em “próximo passo” e, depois, “concluir e enviar”.
Uma opção interessante é a possibilidade de enviar um pedido de forma anônima, embora isso impeça o acompanhamento do chamado. Além disso, também é possível abrir solicitações digitando o endereço, colocando o nome da rua no campo indicado e depois preenchendo com o bairro e o número da residência mais próxima de onde se encontra o problema. Outra funcionalidade é arrastar o mapa até a localização desejada.
Para verificar os chamados abertos, basta clicar nos três risquinhos localizados no canto superior direito, preencher os dados de cadastro e entrar em “meus chamados”.
Funcionalidade do site
A navegação no site segue a mesma lógica do aplicativo. O usuário pode informar problemas diretamente no mapa, enviando o endereço ou arrastando o mapa até o ponto exato da ocorrência. Para acompanhar os chamados já abertos, é necessário clicar em “entrar”, preencher os dados cadastrais e acessar a seção "meus chamados", onde as atualizações vão aparecer na tela com as informações.
Comentários