Sancionada lei que institui mês voltado à saúde mental materna em Caxias do Sul
Projeto Maio Furta-Cor foi proposto inicialmente pela vereadora Rose Frigeri.
Nesta semana, o prefeito Adiló Didomenico sancionou a lei nº 8.929, que institui o Maio Furta-Cor, mês dedicado a ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. O projeto foi proposto inicialmente pela vereadora Rose Frigeri. O mês dedicado aos cuidados mentais com as mães já existe em cerca de 300 cidades e teve início no estado de Santa Catarina.
Durante a gestação e após o nascimento do bebê, diversas mães podem apresentar sintomas de depressão, transtorno pós-traumático, ansiedade e psicose pós-parto. O debate sobre a saúde mental materna necessita de mais visibilidade neste quesito, visto que, sintomas não tratados previamente e com seriedade levam a consequências maiores.
Uma das ações já previstas para acontecer no próximo mês, será uma caminhada no dia 13 de maio, anterior ao dia das mães, em todas as cidades que participam do projeto, organizada pela comissão voluntária de cada município.
Além do chefe do executivo, estavam presentes na assinatura a vereadora Rose Frigeri, a chefe de Gabinete, Grégora Fortuna, o secretário de Governo, Flávio Cassina e a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Comentários