Escritura da Maesa vai legalizar tombamento do complexo na próxima semana
Documento faz com que Caxias do Sul tenha a posse garantida do patrimônio histórico
A parte documental referente à escrituração do prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle SA (Maesa) será recebida na próxima semana. A escritura efetivará a matrícula do complexo ao município de Caxias do Sul comprovando a doação efetuada pelo governo do estado. O documento será entregue ao prefeito Alceu Barbosa Velho, conforme explica a secretária de Cultura e presidente da comissão especial para análise do uso do prédio, Rúbia Frizzo. “A partir de terça-feira o documento estará pronto. Agora falta apenas acertar a agenda do prefeito Alceu para ele estar em Porto Alegre assinando essa documentação!”, disse. (Acompanhe em áudio)
O tombamento histórico do prédio foi motivo de questionamentos da oposição no ano passado. Agora, com a escritura em mãos, o tombamento será efetivamente do município, de acordo com Rúbia. “Era necessária a posse do imóvel. O tombamento já existe de fato e passará a existir de direito!”, garante.
Na segunda-feira (21) a comissão especial da Maesa efetiva a primeira reunião do ano. A próxima ação no complexo será transferir a Guarda Municipal para a estrutura. O uso futuro é motivo de estudo e análises na comissão.
Comentários