Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Charrua chega à marca de 300 postos e quer levar bandeira a mais cidades do Sul

por Clayton Camargo

Unidade em Lajeado é a mais recente incluída na rede, que tem como meta chegar a 500 revendedores até 2025, consolidando presença no RS e avançando em SC e PR

Foto: Divulgação/Empresas SIM

A Distribuidora Charrua comemora o 300º posto de combustível, atuando no mercado de postos bandeirados no Sul do país. A nova operação estará localizada em Lajeado (RS) e representa um marco no mês em que a marca completa 26 anos de história e com a meta de alcançar 500 postos até o ano de 2025. Assim, consolida posição como a maior distribuidora regional dos estados do Sul, incluindo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e prestes a chegar ao Paraná. “Além de ser emblemático, demonstra a confiança que hoje os revendedores, nossos parceiros, têm na marca”, avalia Neco Argenta, presidente das Empresas SIM, grupo do qual a Charrua faz parte. 

A intenção é expandir, mas mantendo a forma de atendimento que caracteriza a marca, de proximidade com os postos. A previsão do diretor executivo da Charrua, Dag Cremer, é que até 20 novas unidades sejam incluídas à rede até o final de 2023, totalizando em torno de 90 unidades por ano até 2025.  

“Queremos continuar crescendo no Rio Grande do Sul, onde estamos presentes em aproximadamente 200 municípios”, diz Neco Argenta. Os revendedores, até então localizados principalmente em cidades de pequeno porte, atualmente estão também na capital Porto Alegre (RS), com quatro postos da marca Charrua.

São mais de mil cidades na região Sul. “A estratégia para a expansão é abrir novas unidades nos municípios onde ainda não temos atuação”, cita o diretor Comercial, Luiz Henrique Merello. 

Em Santa Catarina, a bandeira está presente com nove postos, no Oeste e Litoral. “E estamos na iminência de expandir no Paraná, dentro do planejamento que realizamos”, prevê Dag Cremer.

Produtos e serviços na estratégia de expansão

A Charrua definiu estratégias com os revendedores para impulsionar a consolidação da marca na região Sul. Além de investir no relacionamento e no apoio aos postos em suas operações, esse trabalho inclui serviços, como lojas de conveniências nos locais de abastecimento, e em produtos como a Charrua Plus, a gasolina com aditivação especial da marca. “Estamos entrando neste mercado e tendo um retorno bastante positivo do consumidor”, afirma Dag Cremer. Ele cita, ainda, treinamento dos frentistas, mecanismos de controle de qualidade do combustível e a parceria com lubrificantes Petronas, para troca de óleo, como aspectos fundamentais no projeto de expansão.

A empresa definiu também, entre seus pilares para a ampliação, a estruturação de app, que começará a ser disponibilizado pelos revendedores em uma plataforma digital única. “Cada posto poderá fazer sua promoção dentro do aplicativo Charrua”, afirma.

Uma outra novidade é a apresentação de uma nova identidade visual, em que a figura do índio Charrua foi valorizada, ressaltando a força, a história de confiança e as conquistas que vêm pela frente. Os povos Charruas habitavam regiões do Sul do Continente e eram conhecidos por sua bravura.

História construída com revendedores e clientes

A história da Charrua começou em 1997 e, em 2022, passou a fazer parte das Empresas SIM. A distribuidora está no ranking das 15 maiores distribuidoras do país, sendo a quinta maior do Sul. 

O primeiro posto a levantar a bandeira Charrua, há 26 anos, localiza-se em Capitão (RS). “A receptividade com o cliente, olhar no olho e ver que ele está satisfeito é a missão diária do revendedor”, diz o gerente e proprietário, Eduardo Stefani Scheidt. “O diferencial é atender bem o cliente, e a Charrua consegue passar isso”, afirma. Na revenda, ao longo dos anos, a estrutura de atendimento ganhou nova cobertura e loja de conveniência.

O também proprietário – com 12 unidades de atendimento em oito cidades gaúchas na região do Vale do Taquari – Clóvis Mörschbächer está há mais de 20 anos com a Charrua. “É uma relação mútua de confiança”, afirma.

Com seu centro administrativo em Lajeado, coordena todas as operações das demais unidades localizadas em Esteio, Lajeado, Rio Grande, Coronel Barros, Xaxim e Itajaí, dando total segurança à logística da operação. Atualmente, a distribuidora gera quase 3 mil empregos, de forma direta ou indireta, em diferentes frentes de atendimento e serviços. 

A marca Charrua é construída diariamente, nestes 26 anos, por meio de pilares como proximidade, qualidade, atendimento atencioso e confiança. E tem orgulho em dizer que o crescimento da empresa não impediu a preservação de suas origens, com relacionamento que ouve o cliente para ajudá-lo a seguir o seu caminho com segurança, seja na cidade ou na rodovia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais