UERGS nega abertura de curso de Pedagogia para Caxias do Sul
Cidade poderia contar com opção para ensino superior de forma gratuita
A decisão da reitoria é considerada contraditória pelos professores da Unidade de Caxias do Sul. A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) poderia definir a abertura do curso de pedagogia, mas optou por aprovar a graduação em Administração no município de Tapes e de Agronomia em São Luiz Gonzaga. Desta forma, ficou de fora apenas o pleito de Caxias, já com processo contendo pesquisa de interesse pronto. Uma reunião ocorreu na quinta-feira (16), na sede em Porto Alegre.
A coordenadora do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Fernanda Magalhães Stalliviere, explica que somente os alunos do Magistério, no Cristóvão de Mendoza, seriam suficientes para suprir a demanda. “Não entendemos muito bem! Muito contraditório. Estamos bem chateados!", disse. (Acompanhe o trecho completo em áudio)
A intenção da unidade era de que 2017 já iniciasse com a primeira turma. O próximo passo na questão, agora, é uma reunião do colegiado na segunda-feira (20), em Caxias do Sul. Mesmo que o curso tenha sido negado, Fernanda entende que outro recurso (um já foi entregue em maio e rejeitado) possa mudar o rumo da decisão. "Não considero a batalha perdida!", garante. (Acompanhe o trecho completo em áudio)
A Uergs em Caxias do Sul possui apenas uma opção: o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com 57 alunos. As aulas ocorrem em salas de aula da escola Cristóvão de Mendoza. O projeto de mudar a sede para Fazenda Souza ainda está em trâmite.
Comentários