Motoristas por aplicativo protestam contra plataformas por falta de reajuste nas corridas em Caxias
Protesto contou com cerca de 900 motoristas, segundo informações da Associação Liga dos Motoristas do Rio Grande do Sul (ALMA)
Cerca de 900 motoristas de transporte por aplicativo realizaram uma carreata nas ruas de Caxias do Sul nesta quarta-feira (17/03). O motivo seria a redução de tarifas efetuadas pelas plataformas, em função de promoções para os usuários. A manifestação ainda abordou a falta de aumento no preço das corridas, acompanhando a subida dos combustíveis.
As reivindicações foram faladas pelo diretor-geral da Associação Liga dos Motoristas do Rio Grande do Sul (ALMA), Márcio Guimarães, em entrevista à Tua Rádio São Francisco. Segundo ele, as empresas faturam, em média, 25% dos ganhos dos condutores. Há situações que o percentual chega a 32%, conforme pesquisa feita pela entidade. O montante recebido nas corridas seria baixo pelo tempo de trabalho nas ruas, que pode chegar a 14 horas por dia. Esta realidade também se aproxima a vivida pelos motoboys por aplicativo, que também participaram dos protestos.
A solução encontrada pela associação seria a montagem de uma cooperativa entre os motoristas, que originaria na criação de um aplicativo com retorno mais justos à categoria. A ideia foi levada até a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) em janeiro. Guimarães afirma que procurou a pasta para viabilizar a organização do negócio, uma vez que desejam pagar os tributos necessários ao Município. Ele ressalta que, depois desse encontro, nunca mais foi procurado pela SMTTM e tentou diversos contatos com o titular da secretaria, Alfonso Willembring Junior, mas sem retorno.
A manifestação iniciou na zona oeste da cidade e chegou à parte central até a prefeitura. Em seguida, os motoristas seguiram pela Rua Alfredo Chaves, voltando ao Centro.
Clique AQUI e confira a entrevista completa.
Após algumas repercussões da manifestação, a associação que representa os motoristas de aplicativos na Serra Gaúcha emitiu uma nota:
"A LIGA SERRA vem informar que a nossa manifestação foi em prol de melhorias de trabalho e NÃO de apoio a nenhuma plataforma. Nos surpreendeu negativamente que uma plataforma, que vem tentando entrar no mercado de Caxias do Sul, tenha utilizado-se de nossa manifestação para fazer um vídeo promocional da mesma.
Cabe ressaltar que esta empresa NÃO tinha autorização dos organizadores para este tipo de trabalho e promoção.
Lamentamos, e muito, que a plataforma em questão tenha de forma "sorrateira" buscado se autopromover, não sendo esta a postura que buscamos em uma empresa.
Os MOTORISTAS vêm, sim, se organizando para formatar uma cooperativa em que possamos ter um aplicativo próprio e confiável para a população de Caxias do Sul."
Comentários