Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Pedágio de cobrança automática completa um mês com 46% dos motoristas utilizando adesivo eletrônico no para-brisas

por Pablo Ribeiro

Durante o período, 187 mil veículos passaram pelo free flow, localizado no km 108,3 da ERS-122, em Antônio Prado, na Serra

Primeiro pórtico do free flow está em operação desde 15 de dezembro e está localizado no km 108,2 da ERS-122, em Antônio Prado.
Foto: Gustavo Mansur/Secom/Divulgação

 

Após um mês do início da operação do primeiro pórtico de cobrança automática, o chamado free flow nas rodovias do Rio Grande do Sul, a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) informa que, dos 187 mil veículos que passaram pelo pórtico localizado na km 108,3 da ERS-122, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, 46% utilizaram a tag (adesivo eletrônico colado no para-brisas), indicado como o meio mais adequado à cobrança da tarifa.        

Dos motoristas que optaram pelo pagamento por meio do aplicativo “CSG FreeFlow” ou pelo site da concessionária, 38% quitaram via Pix e 10% inseriram créditos antecipados. Apenas 3% pagaram com cartão de crédito e 2,66% usaram os totens disponíveis nas bases de atendimento para o pagamento. O cartão do vale-pedágio foi utilizado por 0,34% dos clientes. A maioria dos motoristas (57%) efetuou o pagamento no dia da passagem pelo pórtico.    

O percentual de inadimplência - que ficou em cerca de 12% - foi considerado abaixo da estimativa no início de operação.

O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, informa que em fevereiro entrarão em operação os demais cinco pórticos do free flow. Eles estão sendo instalados na ERS-122, nos km 4,6 (São Sebastião do Caí), km 45,5 (Farroupilha) e km 151,9 (Ipê), no km 30,1 da ERS-240 (Capela de Santana) e no km 6,5 da ERS-446 (Carlos Barbosa). A data de início da operação e o valor das tarifas estão sendo analisados e serão definidos pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).


A quantidade de funcionários da CSG será ampliada para dar o suporte tecnológico necessário e também para o atendimento aos usuários das rodovias administradas pela CSG.


Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, além de instituições financeiras disponibilizam a etiqueta eletrônica por meio dos seus sites e aplicativos. A recomendação é que o veículo esteja com a tag previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais