Receita reduz para um dia prazo médio de espera para a emissão das guias do ITBI
Em alguns casos, Prefeitura de Caxias do Sul libera documento no mesmo dia
A Secretaria da Receita de Caxias do Sul segue colhendo resultados do novo modelo de gestão implementado em 2022. Após reestruturações, as equipes vêm alcançando reduções sucessivas no prazo médio de emissão de guias de ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis). Atualmente, o tempo médio de espera pelo documento é de um dia útil. Guias para aquisição de imóveis com financiamento chegam a ser liberadas no mesmo dia do protocolo do pedido. O ITBI é o imposto de transmissão de imóveis recolhido para o registro da transferência de bens.
O secretário da pasta, Roneide Dornelles, afirmou que a construção do resultado decorre da qualidade dos técnicos e participação da Câmara de Vereadores, dos cartórios e das entidades representativas da sociedade civil.
A gerente do ITBI, Lívia Brum Ries, projeta que a procura pela emissão de guias de ITBI deve crescer a partir dos cenários econômicos, influenciando nos prazos. Mas assinala existir a compreensão da equipe de que é fundamental apoiar a retomada do mercado imobiliário caxiense por meio de ações como a redução nos prazos de emissão das guias do ITBI.
Comentários