Presidente da CTB no RS declara que centrais sindicais não vão aceitar veto nas mudanças do fator previdenciário
Guiomar fez uma avaliação das declarações do ministro Carlos Gabas
O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, disse nesta segunda-feira, 15, que caso o novo cálculo para aposentadoria, proposto pelo Congresso Nacional, chamado de “fórmula 85/95”, fosse aplicado hoje, o Brasil viveria “o caos” anos mais tarde.
De acordo com o ministro, o aumento progressivo da expectativa de vida faria com que em 2060 o Brasil tivesse um número muito grande de aposentados e poucos contribuintes, em comparação com 2015.
Segundo ele, a estimativa do gasto extra da Previdência Social nos próximos 45 anos ficaria em torno de R$ 3 trilhões. O assunto vem gerando polêmica. O prazo para a presidente Dilma sancionar ou vetar o projeto termina amanhã.
Por um lado, o governo afirma que a Previdência ficaria insustentável. Por outro lado, as centrais sindicais pressionam a presidente para sancionar o projeto.
O repórter Ronaldo Bueno conversou com o presidente da CTB no Rio Grande do Sul, Guiomar Vidor, que fez uma avaliação das declarações do ministro Carlos Gabas, e ainda disse sobre o posicionamento da CTB neste assunto.
Confira a entrevista na íntegra, em áudio.
Comentários