Comissão Especial para uso da MAESA apresenta trabalho na reunião-almoço da CIC, em Caxias
Secretária da Cultura, Rubia Frizzo, fez um balanço do trabalho no encontro desta segunda-feira
A Comissão Especial para Análise de Uso do Prédio da Metalúrgica Abramo Eberle S/A (MAESA), participou da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nesta segunda-feira, 15.
A coordenadora da Comissão, secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo, apresentou o trabalho desenvolvido até o momento, reforçando que as diretrizes do projeto são a garantia da sustentabilidade econômica, ambiental e a preservação histórica e cultural do patrimônio, que data de 1948.
Rubia iniciou o encontro reforçando a importância do trabalho do Executivo e da Comissão Especial, também relembrou a todos da Lei de Transferência do Estado para o Município. Segundo Rubia, a comissão vem realizando diversos estudos e pesquisas de espaços similares no Brasil e no Exterior, para definir as melhores formas de ocupação daquele espaço.
A secretária da Cultura enfatizou ainda que a Lei Estadual de doação do imóvel ao Município, em seu Art.2º, prevê o uso público especial com finalidade cultural. Outras possibilidades de uso também estão sendo analisadas. Entre as propostas com maior adesão junto à comunidade está a instalação de um mercado público no local, com espaço voltado à gastronomia, música ao vivo, etc.
A comissão é composta por representantes da Câmara de Vereadores, Secretaria da Cultura, Secretaria do Planejamento, Procuradoria Geral do Município, SAMAE, FSG, CIC, SEAAQ, CAU, UAB, UCS e Movimento Sindical.
Para aprofundamento dos trabalhos, a Comissão promove um seminário aberto à comunidade no próximo dia 29 de junho, às 16h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro de Cultura Ordovás. O encontro contará com a presença dos palestrantes Luiz Antonio Custódio, Ana Elísia da Costa e Marcelo Ferraz. A participação do seminário é feita somente mediante inscrição pelo telefone 3901.1288 e 3901.1386 ou pelo email: mailto:[email protected]
Comentários