Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Segue em aberto prazo de recadastramento do transporte escolar em 2023

por Pablo Ribeiro

Secretaria Municipal de Educação (SMED) oferta gratuitamente 143 roteiros a crianças e estudantes das áreas urbana e rural

Foto: Elisabete Bianchi/SMED/Divulgação

O sistema de transporte escolar da rede pública de Caxias do Sul tem novidades para o ano letivo 2023. Por isso, desde outubro do ano passado, quando as mudanças se definiram, o chamado para o recadastramento já começou a chegar aos mais de 5,5 mil beneficiários do serviço contratado pelo município. As orientações foram transmitidas às famílias por professores, educadores, coordenadores e equipes diretivas das escolas públicas – estaduais e municipais. O prazo para atualização das informações cadastrais – que inclusive chegou a ser prorrogado – correu de novembro a dezembro de 2022. Contudo, a poucos dias do reinício das aulas, quase 2 mil famílias ainda não haviam informado seus dados para garantir assento nos veículos. A situação pode impossibilitar o acesso ao frete no início das aulas.

Com 143 roteiros de transporte escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) administra e oferta de modo gratuito um esquema logístico que supera em 52% o total de linhas de ônibus operadas na cidade pela concessionária local. São 61 trechos em áreas rurais e 82 na zona urbana. Em 2022, quase 3,4 mil crianças e estudantes foram beneficiados diariamente pelo atendimento do Município. Se for considerada a parceria com a rede estadual no processo, o número de pessoas transportadas todos os dias ultrapassou a marca de 5,5 mil estudantes.

Porém, das mais de 4,2 mil respostas recebidas pela pasta até o fim do ano letivo anterior, no processo de recadastramento para 2023, muitas se revelaram repetidas. E assim, até o começo de janeiro, ainda estavam pendentes as atualizações de informações de muitas crianças e estudantes. Como chegam mais de 50 novas solicitações por dia, e a análise de cada caso exige um período hábil, é possível que quem atrasar demais a entrega de seu formulário não consiga garantir transporte a tempo para o reinício das aulas, nesta sexta-feira (17).

Quem quiser preencher e encaminhar a solicitação por conta própria, pode fazê-lo – basta retirar o formulário na instituição de ensino onde foi feita a matrícula e, posteriormente, entregá-lo na SMED (Rua Borges de Medeiros, 260 – Centro). O protocolo deve ser feito no setor de expediente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Se precisar pedir ajuda da escola, basta levar documentos de identificação dos pais ou responsáveis, da criança ou estudante, atestado de escolaridade e comprovante de endereço no nome de um dos responsáveis pela criança ou estudante – se não tiver, é só preencher uma declaração de endereço, que as escolas também já têm ou ajudam a fazer. Nos casos de alunos de escolas estaduais, é preciso levar o documento, depois de preenchido, até a SMED. Já nas municipais, não é necessário, pois as próprias escolas se encarregam da entrega.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais