“Hospital vai fiscalizar” entrada de animais, diz vereador
Kiko Girardi (PSD) é autor de projeto de lei que permite entrada de animais domésticos em hospitais públicos de Caxias para visitação a pacientes
O vereador Kiko Girardi (PSD) afirma que os hospitais públicos de Caxias do Sul deverão fiscalizar a entrada de animais domésticos nas unidades. “Quem autoriza é o médico. E vai ter sala específica com todos os métodos para desinfecção”, afirma. O parlamentar é autor do projeto de lei que libera cães e gatos no ambiente hospitalar para visitar pacientes. A proposta foi aprovada por unanimidade no Legislativo caxiense, nessa terça-feira (13).
O projeto prevê que os animais devem estar vacinados e higienizados e ter laudo veterinário que ateste boa condição de saúde. “O hospital é quem faz essa fiscalização, em um setor específico em que as pessoas pegam documentação sobre atestado de vacina do animal. Tem equipe que faz isso aí”, afirma Kiko.
Ouça a entrevista completa aqui.
A direção do Hospital Geral já libera visitas de cães e gatos desde abril. Nesses sete meses, menos de 10 animais visitaram pacientes, segundo informações da gerente operacional da unidade, Gicela Bortoluz. “Sempre tem um médico infectologista que vai dizer se pode receber visita. Temos que passar essa segurança para as pessoas.”, afirma.
O projeto do Hospital Geral está na primeira etapa e libera somente visita dos bichos de estimação dos próprios pacientes. Os familiares devem apresentar carteira de vacinação e dar banho nos animais, no dia anterior à visita. Os encontros acontecem em uma sala usada exclusivamente para o serviço. “Nosso objetivo é proporcionar carinho aos pacientes, ajudar na recuperação”, destaca Gicela.
Já o superintendente do Hospital Pompéia, Francisco Ferrer, afirma que vai se reunir com a equipe de assistência social da instituição para discutir o assunto na próxima terça-feira, dia 20.
O vereador Kiko Girardi afirma que a proposta foi elaborada em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal com a ideia de ajudar na recuperação de pacientes internados. “O contato com os animais melhora a parte psicológica que é importante no tratamento. Isso aí traz melhoria significativa para as pessoas, com certeza”.
Para entrar em vigor, o projeto depende da sanção do prefeito Daniel Guerra (PRB).
Comentários