Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Consevitis-RS e Sebrae Nacional lançam projeto para fortalecer a vitivinicultura brasileira

por Beverli Rocha

Parceria prevê investimentos em qualificação, promoção e inteligência de mercado

Foto: Divulgação

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) assinou convênio com o Sebrae Nacional para a execução do projeto setorial "Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira". Com investimento superior a R$ 2,4 milhões, sendo R$ 1.687.547,00 aportados pelo Sebrae e R$ 750.000,00 pelo Consevitis-RS, a parceria inicia em outubro de 2024 e segue até dezembro de 2025, tendo como principal objetivo aumentar o consumo per capita de vinhos e espumantes nacionais, promovendo a valorização e evidenciando a qualidade desses produtos no mercado interno.

O projeto busca fortalecer toda a cadeia produtiva do setor vitivinícola brasileiro, abrangendo microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), além de vinícolas de médio e grande porte, produtores de uva, agentes comerciais, especialistas e interessados. As ações serão concentradas em sete estados prioritários: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, com foco nas principais regiões produtoras de uva e enoturísticas do país.

A estratégia central do projeto está voltada para a ampliação de mercados consumidores, a qualificação da produção, o estímulo à formalização de pequenos produtores e a divulgação das regiões vitivinícolas brasileiras. Além disso, o projeto pretende fornecer inteligência de mercado que auxilie os envolvidos no processo de tomada de decisões.

Entre os principais pilares de atuação do projeto, destacam-se:

Promoção do Vinho Brasileiro – Inclui ações como o Projeto Comprador e o Projeto Imagem, que trarão compradores, jornalistas e formadores de opinião para conhecer as regiões produtoras; estande na Expointer; campanhas publicitárias; apoio à Avaliação Nacional de Vinhos e a realização de um piloto do Festival do Vinho Brasileiro.

Qualificação e Orientação para Produtores – Serão atualizados o Manual Técnico de Boas Práticas Agrícolas e a cartilha "Como Formalizar uma Vinícola", com o objetivo de orientar os produtores no processo de formalização e qualificação.

Inteligência de Mercado – Envolve pesquisas sobre comportamento do consumidor e estudos voltados ao mapeamento da cadeia vitivinícola nacional, fornecendo dados estratégicos para decisões de mercado.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais